Carregando! Por favor aguarde...
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a vice-prefeita Gisele Uequed e o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Pacheco, representaram Canoas no evento "Implementação local das agendas globais de sustentabilidade no Brasil", organizado pela Local Governments of Sustainability (ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade), em São Paulo.
Autoridades internacionais no tema, como o Cônsul Geral da Alemanha no Brasil, Axel Zidler, e a Chefe Adjunta de Delegação da União Europeia, Ministra Claudia Gintersdorfer, discutiram os desafios do mundo no que tange a sustentabilidade. Do estado do Rio Grande do Sul, apenas Canoas e Porto Alegre estiveram representadas.
Gisele Uequed destaca a importância de que o município conheça atitudes que estão sendo tomadas por países e cidades mais desenvolvidas no assunto e mostre aos demais o que está sendo feito em Canoas. A vice-prefeita ressaltou que o município enfrenta três grandes desafios: o saneamento básico, com apenas 16% de esgoto tratado; a gestão de resíduos que recicla apenas 3% do seu lixo; e a falta de um Plano de Mobilidade Urbana. "Indicadores e metas são essenciais, mas é preciso avançar após identificarmos o que ainda não foi feito. Não podemos nos considerar uma cidade avançada com estes três desafios", pontuou.
O secretário de Meio Ambiente tem a mesma visão. Ele acredita que a divisão do município, cortado pela BR-116 e pelos trilhos do trem, prejudicou os índices de qualidade do ar e um melhor plano de mobilidade urbana. "A ideia da ICLEI, além de ajudar a viabilizar projetos, é trazer propostas de municípios mais avançados. Uma experiência que levamos para lá é que as secretarias sejam compostas por cargos de chefia com qualificação técnica no assunto", disse Pacheco.
Projetos da cidade
Algumas iniciativas já estão em fase de análise por parte do governo. Um deles é a captação de óleo vegetal em empresas, residências e escolas, que retornará através da venda para empresas especializadas, em investimentos para a ampliação do uso de energia solar. Na opinião de Pacheco, isso contribui para o desentupimento da canalização, já que o óleo é um dos componentes que auxiliam no assoreamento dos canos. "Apenas um litro de azeite é capaz de poluir um milhão de litros de água", explica, enfatizando que a criação de um Fundo Municipal de Energia Solar está sendo pensado.
Outro projeto estuda regulamentar a instalação de novos prédios que se instalarem no município para que façam uso de energia solar e com instrumentos para captação da chuva. Os demais empreendimentos, que já existem no município, serão adequados na medida do possível.
ICLEI
O Local Governments of Sustainability, ou Governos Locais para a Sustentabilidade na tradução para o português, é uma rede global de líderes com mais de 1.500 cidades e regiões empenhadas na construção de um futuro sustentável. Fundado em 1990, tem escritório principal em Bonn, na Alemanha, mas também sedes em diversos países do mundo.
O ICLEI presta apoio para que os governos locais trabalhem em prol da sustentabilidade disponibilizando uma agenda urbana, advogados, seminários, pesquisas, consultorias e eventos.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234