//
Bem-Estar Animal realiza castração nos animais acolhidos
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
Uma ação conjunta, liderada pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) em parceria com o Instituto Caramelo e a Prefeitura de Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, está promovendo a castração dos animais resgatados durante as enchentes e atualmente abrigados pela SMBEA. O objetivo da iniciativa é controlar a população e assegurar a saúde desses animais. A ação faz parte do cronograma de castração previsto no decreto 213/2024, publicado em 1º de junho.
O Instituto Caramelo disponibilizou uma equipe de profissionais, incluindo médicos veterinários e enfermeiros, e forneceram insumos, medicamentos e todo o suporte necessário para a realização das cirurgias. A Prefeitura de Ribeirão Pires contribuiu com um Castramóvel e equipe do Departamento de Proteção à Fauna e Bem-Estar Animal, garantindo a estrutura necessária no centro cirúrgico.
A Secretária Fabiane Borba ressaltou o papel crucial do Instituto Caramelo, que voluntariamente disponibilizou uma equipe de profissionais, desde o início de maio. “O Instituto Caramelo tem sido um parceiro incrível, fornecendo não apenas uma equipe qualificada, mas também recursos vitais para as cirurgias. Agradecemos também à Prefeitura de Ribeirão Pires por seu apoio logístico. Juntos, estamos fazendo a diferença na vida desses animais”, destacou.
Renata Tuma, integrante da equipe do Instituto Caramelo, falou sobre a importância da ação. “Estamos comprometidos em castrar todos os animais aptos no abrigo da Secretaria de Bem-Estar Animal, visando reduzir a população de forma ética e responsável. Além disso, após a castração, os animais serão encaminhados para novos lares, contribuindo para o bem-estar animal a longo prazo”, frisou.
Escritório de Comunicação