Prefeitura de Canoas conscientiza população sobre destinação correta dos resíduos e importância da coleta seletiva

Foto: Divulgação
Após o período de enchentes e o retorno de seis das oito cooperativas que realizam a coleta seletiva no município, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), conscientiza a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos. A medida é fundamental para proteção do meio ambiente e garantia da saúde pública. A mistura de resíduos também dificulta a coleta e a triagem dos materiais recicláveis, bem como pode resultar em entupimento de bueiros e do sistema de drenagem, ocasionando acúmulos de água na cidade.
Os resíduos recicláveis são os limpos e secos que não tenham entrado em contato com a água e lama da enchente, como papéis, plásticos, alumínios, vidros, latas, papelão, garrafas PET, potes, caixas de leite, ferragens, garrafas de bebidas, frascos, copos, embalagens, sacos plásticos, entre outros. As cooperativas do município também coletam resíduos de óleo de cozinha, que devem estar devidamente armazenadas em garrafas PET, para encaminhamento nos dias de coleta seletiva.
Os resíduos eletroeletrônicos também são coletados pela coleta seletiva do município. São materiais como pilhas, computadores, celulares e baterias. Estes itens são coletados exclusivamente pela cooperativa Coopertec e não devem ser colocadas na rua pelos moradores, em virtude do risco de contaminação do meio ambiente. Os moradores devem entrar em contato por telefone ou por WhatsApp pelo número (51) 98416-9301 para que os resíduos sejam descartados de forma correta.
Os resíduos extradomiciliares como móveis, estofados e restos de obras, quando possível, devem ser encaminhados para os cinco Ecopontos disponíveis no município. Em casos onde os resíduos não podem ser transportados até estes locais de destino, os itens devem ser dispostos em frente às residências para recolhimento pela Prefeitura de Canoas.
Há ainda os rejeitos, q