Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/0bf52ec0-4070-4490-9deb-8fad0b6ee1d1.jpeg

Prefeito Jairo Jorge cumpre agenda em Brasília para complementar recursos para pagamento dos serviços de limpeza

Encontros no Ministério da Integração Regional e na Casa Civil buscaram garantir os R$ 36 milhões restantes
Download Imagem Original

Foto: Ascom / Casa Civil

Em nova agenda em Brasília, nesta quinta-feira (21), o prefeito Jairo Jorge buscou, junto ao Governo Federal, a complementação dos recursos para pagamento dos serviços de limpeza realizados após a enchente. Foram realizados encontros na Casa Civil, com a secretária de Articulação e Monitoramento, Júlia Rodrigues, e no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com o diretor Denilson dos Santos.

Após a enchente de maio, Canoas retirou, em menos de 60 dias, mais de 400 mil toneladas de resíduos das ruas da cidade. O total equivale a praticamente cinco anos de coleta normal. “Nossa principal demanda é a complementação de recursos necessários para finalização do pagamento dos serviços de limpeza, que foram realizados entre julho e agosto, valores na casa dos R$ 36 milhões. O nosso pedido é que nos próximos dias, ainda no mês de novembro, seja feita uma sinalização para pagamento destes recursos”, frisou o prefeito.

Durante a reunião na Casa Civil, Jairo Jorge ainda apresentou um balanço sobre o andamento das obras no cinturão de diques de Canoas. “Pudemos apresentar ainda um balanço sobre o andamento das nossas obras, hoje são sete frentes que acontecem no nosso sistema de proteção, obras fundamentais para o futuro da cidade. Até o início da próxima semana, vamos apresentar para eles uma nota técnica, com detalhamento de todas as obras, como foi feito o processo licitatório e os editais”, completou o prefeito.

Obras no Cinturão de Diques

A Prefeitura de Canoas foi a primeira cidade a iniciar as obras, ainda em setembro, para o construir o cinturão de diques que vai proteger todo o lado Oeste e o bairro Niterói, no lado Leste.

Dique Rio Branco
As obras onde houve a ruptura do dique Rio Branco/Fátima estão em ritmo avançado, chegando na etapa final de conclusão, que deve ser feita nos próximos dias. A última fase foi a instalação de estruturas de concreto, que vão garantir a finalização do conserto dos cerca de 50 metros que romperam no dia 4 de maio. Também foi assinada no dia 14 de novembro a Ordem de Início para elevar o dique a cota 7. A primeira etapa será entre o V Comar e a rua Henrique Dias. As obras já iniciaram.

Dique Mathias Velho/Harmonia
As obras de recuperação e elevação à cota 7 do dique do bairro iniciaram-se em 16 de setembro. Neste momento, as equipes realizam a retirada dos materiais para colocação de argila. Nos próximos dias, começam os trabalhos para recuperar a área de cerca de 50 metros rompida durante a enchente.

Dique Niterói
As obras foram retomadas no dia 16 de setembro, com início da etapa 1, para dar continuidade à elevação do dique em uma extensão de 2,4 quilômetros. Essa obra, iniciada em 2021, com a construção de uma estrada de acesso sobre o dique, garantiu que a estrutura não rompesse durante a enchente, protegendo o bairro Niterói e a Base Aérea. A etapa 2, que teve início no dia 22 de outubro, prevê a extensão dessa elevação em mais um quilômetro. A obra irá se estender até Cachoeirinha.

Dique Mato Grande
As obras para construção do novo dique iniciaram-se no dia 25 de setembro. A estrutura terá 2,4 quilômetros de extensão e cota 7, entre o Arroio Araçá e a BR-448. A estrutura ainda terá duas casas de bombas – uma, junto ao Arroio Araçá, e outra, próxima à Avenida das Canoas.

Muro de contenção junto à Cassol
Começou no dia 11 de outubro a construção do novo muro da Cassol, que fica ao lado da distribuidora e paralelo à av. Guilherme Schell, no bairro Rio Branco, reforçando a proteção daquela região.

Dique São Luís
Já foi contratada empresa que fará o estudo e o projeto básico, que prevê a construção de 15km de dique e cinco casas de bombas, garantindo a proteção da região.

Subestações das Casas de Bombas
Também já teve início os trabalhos para reforma das subestações de energia de todas as casas de bombas da cidade.

Modernização das Casas de Bombas
Está em fase de habilitação técnica o vencedor da licitação da empresa que irá realizar a reforma e modernização das oito casas de bombas, incluindo alteamento dos painéis elétricos e instalação de bombas submersíveis/anfíbias.

Escritório de Comunicação

[addtoany]