//
Scott e Morgana conversam com leitores de Canoas sobre literatura
Download Imagem Original
Foto: Pop Freitas
Dois escritores gaúchos, radicados em São Paulo, participaram neste domingo (24) de encontro com leitores no Auditório Sady Schwitz, na 39ª Feira do Livro de Canoas. Paulo Scott e Morgana Kretzmann falaram com o público sobre literatura e a sua produção literária. A atividade foi um bate-papo descontraído, em que fizeram perguntas entre si e também responderam às questões do público. A escritora Irka Barrios estava na plateia.
Scott se solidarizou a Canoas, cidade que foi fortemente atingida pela enchente de maio, e elogiou a perseverança do município que, apesar das perdas, manteve a Feira do Livro deste ano. “Estamos muito comovidos de falar com essas pessoas que são sobreviventes”, destacou ele, que é casado do Morgana.
Natural de Porto Alegre, Scott é autor de 12 livros, entre romances, contos e poesias. Reconhecido por abordar questões sociais e raciais em suas obras, é premiado pela Fundação Biblioteca Nacional, Associação Paulista de Críticos (APCA), Açorianos de Literatura e muitos outros. Foi finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Literatura Casa da América Latina (Portugal). O romance Marrom e Amarelo é uma de suas principais obras, destacando-se pela profundidade dos temas abordados.
Já Morgana, que é de Tenente Portela, na fronteira com a Argentina, ganhou destaque com seu romance de estreia Ao Pó, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Em seu trabalho mais recente, Água Turva, ela explora reflexões sobre o meio ambiente e questões sociais, tratando do Parque Estadual do Turvo. “Temos grandes histórias que acontecem no Brasil profundo, em cidades pequenas. Não é o fim do mundo, onde tudo termina, mas onde começam as grandes histórias”, comentou, destacando a importância da persistência para quem quer se tornar escritor.
A 39ª Feira do Livro segue até o dia 30 de novembro na área central de Canoas, incluindo a Praça Emancipação e as Ruas 15 de Janeiro e Ipiranga. O evento reúne 27 escritores, entre locais e de outras regiões do Estado e do Brasil, e conta com a participação de 22 bancas de livros.
Escritório de Comunicação