Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/10-12-24-LANÇAMENTOS-Guarda-Municipal_alisson-moura-001.jpg

Lançado novo Plano Municipal de Segurança Pública de Canoas em cerimônia com entregas

Ato solene contemplou novidades no cercamento eletrônico, identidade visual da Guarda Municipal, reajuste do Bolsa Formação dos guardas e placa de homenagens
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura/PMC

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), durante uma cerimônia solene, na tarde desta terça-feira (10), apresentou o Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – Canoas Mais Segura 2024 a 2029. O evento promovido no Auditório Sady Schiwitz teve ainda a apresentação do novo cercamento eletrônico – Leste/Oeste e sistema de monitoramento, o lançamento da nova identidade visual da Guarda Municipal (GM), a assinatura do reajuste do bolsa formação da GM e o descerramento de placa em homenagem aos servidores que atuaram na enchente.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância desse Plano Municipal de Segurança Pública para o Município. “Não estamos falando de uma política de governo. Nós estamos falando de uma política de Estado, aqui no caso, uma ação do Município, com diversas metas e 66 ações. É importante dizer isso. Foi um longo processo de maturação e de discussão técnica”, disse. Ele acrescenta ainda que Canoas possui uma tradição de anos em projetos relacionados a segurança pública. “Me atrevo dizer que, talvez a única cidade do Brasil que têm três pesquisas de vitimização de ocorrências”, aponta.

O Plano de Segurança do Município sugere ações estratégicas para os próximos anos voltadas para a prevenção social à criminalidade. O planejamento a curto e longo prazo está estruturado em eixos temáticos e alinhado às diretrizes estaduais, nacionais e internacionais. Além disso, ainda ajuda os agentes nas tomadas de decisões e na implementação de estratégias eficazes de segurança pública em conjunto com a população e as instituições públicas e privadas.

“O novo Plano de Segurança aprimora o modelo de operação e prestação de serviços à população, sendo ainda mais ágil e efetivo, e focado na proteção das pessoas e no desenvolvimento da cidade. A elaboração prezou, ao máximo, a participação qualificada de diversos setores da sociedade, incluindo Instâncias da administração municipal, das forças policiais e dos órgãos e instituições públicas e privadas e dos parceiros institucionais das esferas federal e estadual e, especialmente, da população”, explica o secretário de Segurança de Canoas, Álex Brandão.

O secretário adjunto de Segurança, Luís Fernando Linch, explica de que modo as ferramentas online ajudaram a colher as opiniões dos canoenses. “Por meio do opinômetro abrimos um questionário que ficou durante dois meses aberto à população, de modo que os canoenses trouxessem o desejo da população. Ainda também constituímos conferências de segurança”, acrescenta.

Escritório de Comunicação

[addtoany]