//
Canoas passa a ter gestão plena das políticas de igualdade racial
A Prefeitura de Canoas passa a ter a gestão plena de políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade social. A adesão do Município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) foi publicada na terça-feira (24), no Diário Oficial da União. O Sinapir é um sistema nacional integrado, que busca descentralizar e tornar efetivas as políticas públicas para o enfrentamento ao racismo e atuar na promoção da igualdade racial no Brasil.
Segundo a secretária da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, o Sinapir é uma política fundamental para o fortalecimento da promoção da igualdade racial no Brasil. “A transição de Canoas para a Modalidade Plena do sistema representa uma oportunidade estratégica para consolidar e ampliar as ações voltadas à promoção da equidade racial e à luta contra o racismo no município”, destaca.
Ela explica que, na modalidade plena, o município assume maior protagonismo no desenvolvimento e execução de políticas públicas que promovem os direitos das populações historicamente discriminadas, como os negros, indígenas, quilombolas e outras comunidades. “Isso implica em uma gestão integrada e comprometida com os princípios de igualdade racial, alinhada às diretrizes nacionais”, acrescenta.
Entre as vantagens da gestão plena, estão o acesso direto a recursos federais destinados à implementação de políticas públicas de igualdade racial, a exigência da estruturação de um órgão dedicado à promoção da igualdade racial, a ampliação do diálogo entre os integrantes do Sinapir, o reconhecimento e a legitimidade e benefícios sociais ao município. “A adesão plena reforça o comprometimento de Canoas com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, trazendo visibilidade às ações locais. Além de combater desigualdades históricas, fortalece a coesão social e o desenvolvimento sustentável com inclusão e justiça”, reforça.
Em novembro, a Prefeitura de Canoas recebeu o selo Cidades Antirracistas, concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O reconhecimento se deve às políticas desenvolvidas pela coordenadoria na promoção de políticas públicas pela igualdade étnico-racial. Neste mês, também recebeu kit de equipagem do Ministério da Igualdade Racial (MIR), que inclui um carro e uma televisão 50”, para otimizar as políticas públicas pela igualdade étnico-racial.
Escritório de Comunicação