Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-08-at-20.35.09.jpeg

Usina de Reciclagem da Construção Civil recebe vistoria técnica

Readequações na estrutura vão permitir que operações ocorram com força máxima

O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, e os secretários de Meio Ambiente, Guilherme Haygert, e de Serviços e Zeladoria Urbana, Sérgio Giugno, conferiram as condições estruturais da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, durante uma vistoria técnica na tarde desta quarta-feira (8). Localizada no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói, a estrutura gerenciada pela empresa SBR recebe os materiais recolhidos e triados para um processo de reciclagem que resulta em matérias-primas, como areia, pedra e brita, para uso em obras da Prefeitura.

“A Usina voltada a materiais da Construção Civil possui três pilares – o fator Econômico, por que reutiliza materiais gerando uma economia; o Ambiental, pois promove a conscientização da separação dos resíduos por meio da educação ambiental; e a Geração de Emprego, desde que o local seja utilizado de maneira correta”, disse Rodrigo Busato. Segundo análise dos secretários, a estrutura readequada e em perfeitas condições para operar pode gerar até 100 empregos por parte da empresa SBR.

O grupo identificou uma grande quantidade de resíduos da enchente do ano de 2024 acumuladas no local pela gestão anterior. A triagem por parte da empresa não consegue aproveitar material orgânico, madeiras e vegetação, na transformação dos resíduos da construção civil que chegam ao local em caminhões. As duas secretarias municipais devem realizar estudos técnicos urgentes para promover a destinação correta dos materiais não aproveitáveis obtidos na triagem e mesmo aqueles depositados de modo incorreto no local.

[addtoany]