Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/RED-09-01-25-REUNIAO-SMDE-COM-A-CIC-VINICIUS-MEDEIROS-10.jpg

Prefeitura de Canoas e entidades empresariais realizam primeira reunião do ano

Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), na sala de reuniões da CICS Canoas
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

A primeira reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de Canoas e membros de classes empresariais aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), na sala de reuniões da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS Canoas). O encontro teve a condução da titular da SMDEI, Patrícia Augsten, que apresentou uma prestação de contas dos primeiros nove dias à frente da pasta, as condições na qual foi encontrada a secretaria e seus equipamentos, o novo organograma da SMDEI e as metas para cada uma das cinco diretorias.

“Antes, as entidades ficavam em um segundo plano no desenvolvimento econômico da cidade e na avaliação das políticas públicas do empreendedorismo, enquanto que, agora, há diálogo permanente e elas participam ativamente na formulação de metas, estratégias e nas diretrizes dos trabalhos. O Poder Público precisa enxergar os empreendedores e empresários como parceiros estratégicos para o desenvolvimento do município, e não como inimigos, e é essa a diretriz da nova gestão de Canoas”, avalia.

Além da secretaria da SMDEI, os adjuntos Michele Godoy e Odavir Cardoso de Melo Júnior – Juninho também foram indicações de lideranças da CICS, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (Simecan) e o Sindicato do Comércio Varejista de Canoas (Sindilojas). Michele é contadora, consultora financeira e empresária contábil, enquanto que Juninho atua como empresário nas áreas de consultoria empresarial e esporte. A secretária Patrícia é jornalista, doutora em comunicação e servidora pública.

A presidente da CICS Canoas, Shirley Panizzi, entende que Canoas está vivendo um momento ímpar na história. “Estamos tendo a oportunidade de participar de uma forma muito efetiva para o crescimento e o desenvolvimento da cidade, pois estamos inseridos na força transformadora do trabalho. Pela primeira vez, temos três secretários, dois adjuntos e a titular, indicados pelas entidades empresariais. Nós temos muito a contribuir e estamos juntos, mas, óbvio, sempre vigilantes e cobrando que o melhor aconteça para a cidade”, disse Shirley.

O presidente da CDL Canoas, Éverton Netto, não esconde o otimismo com a perspectiva de diálogo com a Administração Municipal. “A classe comerciante está otimista e contente com essa mudança, pois a partir de agora nós já temos um diálogo. As entidades sabem o que a nossa cidade precisa e temos muito a contribuir com ações imediatas em termos de desenvolvimento econômico”, afirma Netto.

Um cronograma de reuniões ao longo do ano será elaborado para a discussão de pautas relacionadas às questões pertinentes ao desenvolvimento econômico e demais setores da gestão pública.

[addtoany]