//
Imersão de Equipes Diretivas teve abertura nesta terça-feira (4)
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros / PMC
Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta segunda-feira (4). O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo. “Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.
Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos. “Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza. Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.
O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas. “Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse. Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família. Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).
A programação da manhã desta terça (4) contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.
A Imersão das Equipes Diretivas segue nesta quarta-feira (5), com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira (6), para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores. O grupo retornou às atividades na segunda-feira (3). Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira (10), quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.
Confira o restante da programação
05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.