//
Fila para exames de mamografia é zerada após realização de mutirão
![](https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/22-01-25-VISITA-MAMOGRAFIA-DO-GRACINHA-VINICIUS-MEDEIROS-3.jpg)
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros
A fila para exames de mamografias herdada pela administração municipal da gestão passada foi zerada na noite de terça-feira (4). A realização de um mutirão, iniciado no dia 2 de janeiro nos hospitais Nossa Senhora das Graças e Universitário, resultou no atendimento da demanda de 2.295 pacientes que aguardavam pelo procedimento até então.
“Hoje, 5 de fevereiro, é o Dia Nacional da Mamografia, e nós temos uma grande notícia. Quando assumimos a prefeitura de Canoas, encontramos uma fila gigantesca para a realização de mamografias. Eram milhares de mulheres esperando há meses por um exame que é essencial na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama”, comentou o prefeito Airton Souza na quarta-feira (5). “Nós já havíamos nos comprometido: nenhuma mulher ficaria sem esse serviço. E hoje, posso dizer com muito orgulho, que cumprimos essa promessa. Zeramos a fila das mamografias em apenas 35 dias de governo.” O vice-prefeito Rodrigo Busato também celebrou o objetivo concluído: “zerar a fila de mamografias era uma das metas da nossa administração para os primeiros 100 dias de governo e nós cumprimos o nosso compromisso”, disse Busato.
A extinção da fila foi resultado do mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Medidas como a agilização das formas de contato da Prefeitura com as pacientes, a ampliação de horários dos exames e a utilização de dois mamógrafos, um em cada hospital, foram implementadas pela administração municipal para acelerar o atendimento da demanda. O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, destacou que a ação também inclui a agilização de consultas antes e depois dos exames, e dos procedimentos que forem necessários de acordo com os resultados das mamografias. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, já estão sendo agendados os exames solicitados em janeiro na cidade.
A técnica de Radiologia Marta Campos Miller trabalhou durante o mutirão e atendeu muitas das pacientes que fizeram exame. “Foi bem movimentado, a adesão foi bem significativa. Trabalho no hospital há 20 anos e o resultado desse mutirão me deixou bem feliz”, disse Marta. “As pacientes também me comentaram que já não está mais demorando tanto.” A dona de casa Gislaini Aires de Siqueira, 60, moradora do bairro Cinco Colônias, marcou o exame em dezembro na unidade de saúde Harmonia e fez a mamografia nessa semana. “Procurei por questão de rotina. Não deixo de fazer meus exames. Às vezes a gente protela, e quando vê já está em estado avançado”, comentou Gislaini. “O exame de toque é muito bom, mas a mamografia é muito importante.”