Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Cristiano-Junior-0558.jpg

Roda de Conversa fortalece o protagonismo de mulheres mães de pessoas com deficiência

Parte da programação do Outubro Rosa, encontro na Villa Mimosa reuniu integrantes do grupo Ártemis
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

Em mais uma ação do Outubro Rosa em Canoas, a Villa Mimosa recebeu nesta segunda-feira (22) uma roda de conversa do grupo de Ártemis. Formado por mulheres que têm filhos com deficiência, o coletivo feminino se reúne semanalmente com o intuito de fortalecer o protagonismo dessas mães que se dedicam quase que exclusivamente ao cuidado dos filhos. O nome do grupo é inspirado na personagem da mitologia grega que é a deusa da caça, do parto e dos animais selvagens.

A ideia principal do grupo é, por meio de trocas de experiência, solidificar o empoderamento e resgatar o espírito de independência delas. Os encontros são organizados pela Diretoria de Política para as Mulheres da Prefeitura de Canoas e membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canoas.

“A importância desta parceria é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação e apoio às mulheres mães de crianças com deficiência. Todas as atividades são pensadas em conjunto com a Apae. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas mães. Juntas, elas são capazes de construir uma sociedade mais justa, solidária e com muito amor”, diz a diretora de Política para as Mulheres, Ana Moraes.

De acordo com a coordenadora da Apae de Canoas,  Lisiane Oliveira, já foi possível observar a evolução de várias frequentadoras do grupo. “Cada uma tem uma história de mulher guerreira, que supera todos os obstáculos impostos pela vida. Nosso desafio é mostrar a elas que é preciso olhar mais para si, e não somente se ver como uma mãe”, afirma Lisiane.

Assessoria de Comunicação