Orientação para Oferendas Limpas e Ecológicas

Informação para realização de oferendas limpas e ecologicamente corretas.

A Prefeitura de Canoas através da Coordenadoria de Políticas de Diversidade, juntamente com organizações religiosas da sociedade civil, tem por costume potencializar o trabalho de limpeza urbana e respeito ao meio ambiente, construindo com os religiosos do município uma cultura de conscientização, levando através de ações e projetos a informação de realizar oferendas limpas e ecologicamente corretas.

A Coordenadoria da Diversidade orienta sobre a prática religiosa. Na Tradição das Religiões de Matriz Africana e Umbanda a prática de realizar oferendas, está ligada a forma de manifestar a ligação com as divindades (Orixás), bem como com os guardiões da natureza (Entidades da Umbanda).

É recomendado que o religioso que pratica seus ritos realizando trabalhos espirituais use os materiais adequados para inserir numa oferenda, materiais orgânicos que se decompõem com celeridade na natureza, como folhas para envolver as oferendas e depositavam líquidos diretamente na terra. Desta forma estará primando pelo respeito à natureza utilizando na oferenda materiais que sejam biodegradáveis.

Assim, a sociedade não rotular as práticas religiosos como “lixo religioso’’.

Sendo assim reforçamos o resgate e costumes da ancestralidade das Religiões de Matriz Africana e Umbanda permeada pelo povo Africano e Indígena, que na essência do ritual, utilizavam materiais da natureza, não utilizavam bandejas plásticas ou papelão, isopor, papéis, vidros e demais materiais que sujam e poluem o Meio Ambiente.

É importante destacar que este tema pode e deve ser objeto de discussão nas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Umbanda (Terreiros), para que através da informação e conhecimento adquirido através do saber oral, hereditário e ancestral a Liderança Religiosa passe ensinamentos de cuidado com a natureza, pois que esta é a base da vida e da religiosidade.

Por Rogério Ambieda – Tigre