Canoas cria grupo para monitorar e diminuir emissão de poluentes

Núcleo de de Políticas de Mudança do clima poderá elaborar projetos para diminuir a emissão de gases do efeito estufa no município

Foto: Derli Colomo Jr

A Prefeitura de Canoas formalizou nesta terça-feira (15) a instituição do Núcleo de Políticas de Mudança do Clima do município. A entidade tem um objetivo maior bastante nobre: elaborar planos e projetos e realizar ações que busquem o combate às consequências da emissão de gases do efeito estufa, bem com diminuí-la e tornar Canoas cada vez mais uma referência na área.
Canoas e Porto Alegre são as duas únicas cidades gaúchas que fazem parte de uma Rede de Municípios Sustentáveis, fundada pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI, na sigla em inglês), que pretendem justamente diminuir a emissão da poluição, e tornar as cidades viáveis de acordo com o pragmatismo da sustentabilidade. A formação do Núcleo é mais uma parte da elaboração de todo o plano.

A entidade é formada pelo gabinete da vice-prefeita, pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de canoas (CICS), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção do Rio Grande do Sul (ABES/RS), além de diversas Secretarias Municipais: do Meio Ambiente, da Saúde, da Segurança Pública e Cidadania, da Educação, de Transportes e Mobilidade, do Desenvolvimento Urbano e Habitação, de Projetos, Captação e Monitoramento, de Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Econômico, de Serviços Urbanos e de Projetos Estratégicos. Essa gama de setores envolvidos demonstra que a cidade está interessada em dar uma resposta à sociedade quanto ao que está sendo feito para combater a emissão de poluentes, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Paim. “O Núcleo formaliza e torna permanente esse combate, com um olhar de políticas públicas sistemáticas voltadas a esse caráter. Não se trata apenas de meio ambiente. É uma rede de setores que poderá elaborar projetos para tornar Canoas mais sustentável.” afirma Paim.

O Núcleo terá como missões realizar um inventário das emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, além de colaborar no mapeamento de perigos climáticos e análises de vulnerabilidade do município. Segundo Paim, projetos que o grupo oferecer poderão ser encaminhados para a busca de financiamentos, para que sejam implementados. “Essa formalização nos faz ter capacidade técnica para buscar financiamentos, captar recursos para projetos que evitem a emissão de gases do efeito estufa.”, lembra o secretário.