Projetos do Território de Paz Guajuviras
Casa das Juventudes – Oferece oficinas voltadas ao trabalho, à inclusão digital, à arte e à cultura a jovens entre 12 e 29 anos, especialmente egressos do sistema prisional e/ou cumprindo medidas socioeducativas. Cerca 1,5 mil atendimentos são feitos mensalmente na Casa, incluindo diferentes oficinas, encaminhamentos para a rede municipal e utilização do estúdio popular de música e o telecentro.
Protejo – Projeto oferecido na Casa das Juventudes, focado na formação da cidadania de jovens, por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais, que resgatem sua autoestima e permitam que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.
Agência da Boa Notícia Guajuviras – Capacita jovens entre 12 e 24 anos, em comunicação social cidadã, com aulas de fotografia, vídeo, rádio, TV e redação para atuarem na divulgação das boas ações do bairro. A ABNG foi reconhecida com o prêmio Direitos Humanos 2011, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.
Mulheres da Paz – Proporciona capacitação de mulheres para que atuem como agentes de enfrentamento à violência contra mulheres e promoção de direitos.
Justiça Comunitária – Realiza a mediação comunitária de conflitos, construindo uma cultura de paz e capacitando agentes comunitários.
SerH – Projeto voltado a homens que cometeram violência contra mulheres, construindo a responsabilização e a educação deles.
Guarda Comunitária – A Guarda Municipal atua no atendimento preventivo, mantendo a aproximação com os moradores locais.
Polícia Comunitária – Em parceria com a Brigada Militar, 11 Núcleos de Policiamento trabalham de forma próxima à comunidade.