Em uma ação de valorização do corpo docente da rede de ensino de Canoas, a Secretaria Municipal da Educação (SME) lançou, nessa quinta-feira (9), mais uma edição do projeto Saberes em Diálogo: Docência, Pesquisa e Práticas Pedagógicas. Idealizado pela Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos da secretaria, a ação funciona em parceria com a Universidade La Salle e tem o objetivo de valorizar e compartilhar a bagagem de conhecimento dos professores, fazendo um intercâmbio entre a atividade prática em sala de aula e a teoria acadêmica.
A terceira edição do projeto, até o momento, tem um aumento significativo no número de projetos inscritos. Em 2018, foram 63 no total. Já, neste ano, a SME registrou, até agora, a inscrição de 183 trabalhos. O número de escolas participantes praticamente dobrou, passando de 34 para 67 instituições. Para a secretária da Educação, Neka Escobar, essa é uma forma de melhorar a educação por meio das experiências individuais de cada professor. “Estando inseridos nesse projeto, dividindo com os nossos pares nossas experiências, unindo nossos saberes acadêmicos com as práticas diárias pedagógicas, estamos construindo diferentes formas de aprendizado e crescimento, visando a qualificação da educação em Canoas”, destaca Neka.
A cerimônia de lançamento do Saberes em Diálogo de 2019 contou com a apresentação de grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Doutor Rui Cirne Lima, além de um painel sobre o tema com a professora doutora Bernadete Gatti e com o professor Gilberto Ferreira da Silva. Participaram do ato, representando a Universidade La Salle, a professora doutora Patrícia Kaiser Mangan, em nome da reitoria, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, professora Vera Lúcia Felicetti.
Saberes em destaque
A experiência do Saberes foi citada em uma publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Carlos Chagas (FCC), lançada também nessa quinta-feira, em São Paulo. O livro é o terceiro de uma série que fornece amplo panorama sobre a docência: formação, trabalho e profissionalização. O estudo foi realizado pelas pesquisadoras Bernardete A. Gatti, palestrante da noite, Elba Siqueira de Sá Barretto, Patrícia Albieri de Almeida e Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, que esteve no lançamento do Saberes em 2018. Clique aqui e confira a publicação.
Outra notícia importante envolvendo o Saberes é que o projeto foi um dos 14 contemplados pelo Edital de Pesquisa da Fundação Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas para receber um apoio financeiro para o desenvolvimento das atividades. Foram 492 trabalhos inscritos, provando que o Saberes possui uma grande relevância para o ensino público, tanto na temática de pesquisa do edital, que aborda os anos finais do Ensino Fundamental, quanto para a educação como um todo.