Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/vacinação-gripe-Canoas-3.jpg

Unidades de saúde de Canoas estendem horário de atendimento para vacinação nesta quinta-feira

Mutirão de imunização ocorre na última semana da campanha nacional contra a gripe
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Para garantir que todos as pessoas incluídas nos grupos prioritários no combate à gripe recebam as doses da vacinas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas promove, nesta quinta-feira (30), um mutirão de vacinação. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canoas irão funcionar até as 19h, para aplicação das doses. De acordo com último balanço divulgado pela SMS, mais de 77,6 mil canoenses já foram vacinados. A preocupação da pasta é com as crianças, grupo com menor índice de imunização: apenas 57% do público-alvo.

As doses estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A campanha de vacinação vai até a próxima sexta-feira (31). A Prefeitura de Canoas reforça à população sobre a importância das crianças de 6 meses e menores de 6 anos de idade tomarem a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde Municipal da Saúde (SMS) lembra que os pais que não precisam ter medo das crianças receberem a vacina, pois ela é inativada, ou seja, não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças são as principais transmissoras da gripe, pois podem manter o vírus por até três semanas. A inclusão deste grupo prioritário na vacinação é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da gripe na comunidade em geral.

Grupos prioritários

Podem receber a dose da vacina os idosos com 60 anos ou mais, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os professores de escolas públicas e particulares, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bem como os funcionários do sistema prisional.

Assessoria de Comunicação