Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinicius-Thormann-14-1-1.jpg

Fórum promove a inclusão de crianças com altas habilidades no ambiente escolar

Fórum promove a inclusão de crianças com altas habilidades no ambiente escolar
Objetivo do evento regional é compartilhar informações sobre identificação e apoio a crianças com superdotação
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Cada vez mais, as escolas estão se preparando para receber todos os alunos e suas diferenças, em um ambiente inclusivo de aprendizagem. No entanto, ainda é preciso conversar sobre a identificação das necessidades específicas dos alunos para criar um espaço de ensino para todos. Por isso, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), através da Diretoria da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta sexta-feira (9) o II Fórum Regional das Altas Habilidades/Superdotação – Construindo Saberes, na QI Faculdade e Escola Técnica de Canoas, e reuniu educadores, pais, associações e instituições para compartilhar informações e exemplos no atendimento a crianças que se destacam em alguma área do conhecimento.

Segundo o secretário dos Direitos Humanos e Participação Social de Canoas, Roberto Tietz, esta é mais uma ação importante no caminho da inclusão. “Nós precisamos trazer para luz o debate, trazer a informação, para assim fazermos da maneira correta e estarmos preparados para receber todos os alunos em nossos espaços”, ressaltou.

A professora Isabela de Barros Wagner, da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD), explica que as crianças com altas habilidades são aquelas que têm inteligência superior em alguma área do conhecimento. As dificuldades da inclusão ainda estão na falta de entendimento sobre o que isso realmente significa na vida do aluno. “Algumas pessoas acham que a criança que tem altas habilidades não precisa de nada, não precisa de apoio, como se já estivesse pronta. E ela não está pronta. Ela pode ser muito boa em uma área, mas precisar de muito auxílio em outra”, comentou.

O diretor da Pessoa com Deficiência de Canoas, Jair Silveira, reforça a importância da realização do evento como uma das formas de trabalhar o processo de identificação dessas crianças. Para ele, “os professores precisam saber identificar para dar o apoio necessário e ajudar esses alunos a atingirem seus objetivos. Se a criança tem dificuldades e não tem apoio, é um retrocesso”.

A cidade de Canoas é a primeira a trazer esse tema para debate com o Fórum, que já está em sua segunda edição e acontece em parceria com a Diretoria de Educação Inclusiva e a 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Participaram ainda da cerimônia de abertura o secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, a coordenadora das Políticas Públicas voltadas para Pessoa com Deficiência, Marilú Mourão, o vereador Gilson dos Santos Oliveira, representando a Câmara de Vereadores, e Joana Cavalheiro, da 27ª CRE.

Assessoria de Comunicação