Coleta Domiciliar em Condomínios

Em condomínios o Sistema de Coleta MECÂNICA de Resíduos Solidos Domiciliares é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SMSU. É realizada pelo sistema tradicional com uso de caminhões e funcionários que coletam o resíduo disposto no passeio público (Calçada).

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos comunica que os Condomínios devem avaliar o suporte usado para no passeio público para apresentação do lixo à coleta de sua residência.

Para os condomínios recomendamos os contêineres para a coleta mecanizada para uso interno no condomínio e colocação no passeio no dia do recolhimento. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos orienta que, para fins de avaliação do tipo de contêiner a ser usado, a quantidade de resíduo domiciliar gerado por pessoa em Canoas é de, aproximadamente, 900 gramas por diária. Desta forma o condomínio poderá avaliar a necessidade e adquirir o contêiner que achar mais adequado para sua realidade, como outros condomínios já utilizam na cidade.

É necessário que todos os condomínios obtenham suportes adequados a sua realidade e disponha no passeio público próximo ao horário de coleta. Desta forma o resíduo não ficará espalhado na calçada, resultado da abertura dos recipientes (sacos) pelos animais domésticos e assim, evitaremos transtornos e, eventualmente, notificações com base no Código de Limpeza Urbana (Lei 4.980/2005).

Segue abaixo as especificações técnicas para dois modelos de contêiner para condomínio que podem ser usados dentro do sistema de coleta de resíduo domiciliar em operação na cidade:

METAL: Capacidade de aproximadamente 1,6m³, fabricado em chapa de aço 2,4 mm, reforçado com longarina “U” de 70X30 mm, suporte para basculante nos coletores compactadores com diâmetro de 100 mm, montado em 4(quatro) rodas giratórias de ferro revestida de borracha maciça com as dimensões de 70 mm de largura e 150 mm de diâmetro. Acabamento com base anticorrosiva e esmalte automativo na cor bege palha, chapa de fundo com 6 (seis) furos para escoamento de líquido. Lado oposto a haste para bascular com alça de mão. Dimensões aproximadas: Comprimento – 1120 mm, largura – 1620 mm, altura – 960 mm e peso aproximado 225 kg. Sem tampa ou com tampa para evitar acesso de animais.

ou

POLIETILENO: Contêiner de resíduos sólidos, capacidade 1000 litros, fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD), resistente a ação de raios ultra – violeta (UV), com 4 (quatro) rodas – Ø 200mm, sendo que duas possuem trava contra deslocamento, com tampa, provido de dreno para escoamento de líquidos modelo Europeu MGB (DIN EN-840 ), para as seguintes dimensões: Larg. 1360mm, Alt. 1330mm, Prof. 1080mm.

COMUNICADO 188/2013 PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS, Página 64, Edição 664 de 30/12/2013

E-mail: dlcap.smsu@canoas.rs.gov.br

Os dias e os horários de Coletas estão disponíveis neste mapa.

Acesse  AQUI o mapa da coleta dos resíduos orgânicos domiciliares de Canoas – RS, em tamanho maior.

O horário de coleta é uma referência, não é um horário preciso porque ocorre, sistematicamente, problemas com o resíduo disposto no passeio como ação de animais domésticos que perfuram as embalagens e espalham o resíduo. Esta situação gera atraso no recolhimento.

Para qualquer reclamação ou sugestão use o e-mail atendimentoaocidadao@gmail.com ou via 0800.510.1234 junto da CAC – Central de Atendimento ao Cidadão, onde será aberto processo e fornecido número de protocolo para acompanhamento.