Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Derli_Colomo_Ju?nior_0004.jpg

Atividades de conscientização marcam Dia Municipal do Autismo

Ações contaram com a participação de estudantes com transtorno autista, pais e professores
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Nesta segunda-feira (2), a Diretoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Canoas promoveu atividades em comemoração ao Dia Municipal do Autismo e Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Desde as primeiras horas da manhã, uma tenda foi montada no Calçadão, no Centro, onde professores da escola estadual especial Brigadeiro Ney Gomes e integrantes da Diretoria distribuíram materiais educativos sobre o transtorno espectro autista. A data ainda foi marcada por uma audiência pública na Câmara de Vereadores, que contou com a presença de alunos da escola e membros da comunidade.  

A data é vista como uma forma de mostrar à sociedade que o espectro autista é uma doença comum e que autistas podem ter uma vida socialmente inserida. A professora da escola Ney Gomes, Kalyne Fernandes, contou sobre a rotina de trabalho de inclusão dos alunos autistas às escolas e comemorou as atividades alusivas à data. “Cada aluno com o espectro tem habilidades e potenciais diferentes, por isso, é importante que escolas e até mesmo a sociedade estejam aptos a receberem eles da melhor maneira possível. Atividades como esta que ocorre aqui servem para reduzir os preconceitos”, afirmou a professora.

O diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, Jair Silveira, elogiou as atividades e destacou que a cidade terá durante todo o ano de 2018 ações voltadas para pessoas com deficiência. “Criamos o Calendário Cultural Inclusivo, que trará visibilidade às lutas dessas pessoas, além de trazer entretenimento para qualquer tipo de pessoa. Estamos trabalhando para transformar  Canoas numa cidade cada vez mais inclusiva”. 

Assessoria de Comunicação