ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A formação continuada dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canoas é realizada por meio do Projeto Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas. O projeto caracteriza-se por ser uma pesquisa que busca investigar como um movimento de formação de professores mediado pela pesquisa colaborativa contribui para promover transformações significativas na prática docente e a qualificação do ensino na rede municipal. Reúne um grupo de professores, representantes das diferentes áreas de conhecimento do currículo escolar, que coordenam os encontros de formação continuada na rede com o foco na discussão e implementação do Referencial Curricular de Canoas.

 

O trabalho formativo desenvolvido por meio desse projeto apoia-se nos princípios pedagógico-metodológicos que enfatizam o protagonismo docente, o trabalho colaborativo, a formação entre pares, o registro e a visibilidade das práticas docentes e o foco nas demandas do cotidiano. Tais princípios vêm se constituindo numa forma de pensar a formação continuada em uma outra lógica, numa perspectiva que coloca os sujeitos envolvidos na centralidade dos processos, num viés horizontal da formação continuada. Como resultados da pesquisa e do movimento formativo espera-se contribuir na construção de uma política pública de formação continuada na rede municipal de ensino, por meio da sistematização do processo de implementação curricular que evidencie a qualificação do trabalho pedagógico, promovendo a equidade e qualidade na Educação Básica.

PROJETO CARTOGRAFIAS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DE CANOAS

O Projeto Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas tem por objetivo exercitar o protagonismo dos professores na construção de recomendações para materializar os Referenciais Curriculares de Canoas por área do conhecimento nas escolas municipais e promover a discussã o sobre como articular as unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades de cada disciplina curricular no dia a dia da escola.

    A coordenação do trabalho formativo é realizada pela Diretoria de Formação e Pesquisas e Projetos (DFPP) da SME, com a colaboração do Professor Gilberto Ferreira da Silva, do Pós-graduação do UNILASALLE. Participam da comissão gestora os seguintes professores coordenadores e sistematizadores das respectivas disciplinas especificadas:

Língua Portuguesa

Daniela Ilhesca – EMEF Arthur Pereira de Vargas

Adriana Bayer – EMEF Pernambuco

Daniel Hoessler – EMEF Castelo Branco

Jhonatan Zotti – EMEF Assis Brasil

Alexandre Kuciak – EMEF Nancy Pansera

Matemática

Fernanda Pacheco dos Reis – EMEF Irmão Pedro

Cintia Fick – EMEF General Osório

Paula Froehlich – EMEF Santos Dumont

Clayton Moch – EMEF Rio de Janeiro

Ciências

Leandro Lemes – EMEF Rio Grande do Sul

Clarissa Pujol – EMEF Tancredo Neves

Michele Beltran – EMEF Cirne Lima

Mônica Gallon – EMEF Assis Brasil

Roberta Anjos – EMEF Barão do Mauá

História

Fábio Fatturi – EMEF Santos Dumont

Rhenan Pereira Santos – EMEF General Osório

Geografia

Rodrigo Fagundes – EMEF Tancredo Neves

Maria Aparecida Cirilo – EMEF Barão do Mauá

Vinicio Pierozan – EMEF Thiago Wurt

Educação Fìsica

Juliano Gomes da Silva – EMEF Ildo Meneghetti

Roberto Facchinello – EMEF Tancredo Neves e EMEF Pernambuco

Gabriela Zardo – EMEF Arthur Jochins

Gabriela Fontana – EMEF General Osório

Língua Inglesa

Thiago Prietto – EMEF Irmão Pedro

Elaine Capellari – EMEF Tancredo Neves

Adriano Follmann – SME

Tatiana Selva Pereira – EMEF Max Oderich

Artes

Rafaela da Silva – EMEF Irmão Pedro

Fabiano Mota Luiz – EMEF João Paulo I

Manoela Furtado – EMEF Thiago Wurth

Ensino Religioso

Maitê Santarém – EMEF Erna Wurth

Rodrigo Fagundes – EMEF Tancredo Neves