ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A formação de professores nos Anos Iniciais se caracteriza pelo trabalho colaborativo e tem como principais objetivos possibilitar a reflexão sobre o trabalho docente, o compartilhamento de experiências e a construção de conhecimento sobre a Educação. As atividades de formação continuada são promovidas pela Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos (DFPP) a partir das demandas do cotidiano escolar e buscam contribuir para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes de 1º a 5º ano do ensino fundamental. A sistemática de trabalho ocorre, essencialmente, por meio da formação entre pares com a intenção de dar visibilidade às práticas docentes desenvolvidas na rede.

No ano de 2020, as atividades de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram planejadas no âmbito do Projeto Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas, que previa encontros de formação no calendário escolar da rede para todos os professores do Ensino Fundamental. Contudo, com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, foi necessário reorganizarmos o planejamento das formações, direcionando nosso olhar para o contexto atual, especialmente com foco no ensino remoto.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Acreditamos que a formação continuada constitui um espaço de reflexão indispensável para a qualificação do trabalho pedagógico, necessitando estar vinculado aos desafios cotidianos. Sobretudo, no momento em que estamos vivendo, no qual os professores estão sendo provocados a reinventar suas práticas, entendemos que esse é um espaço privilegiado para oportunizarmos o compartilhamento de ideias, a troca de experiências e a construção coletiva de uma ação docente em rede.

Para isso, contamos com um grupo de professoras formadoras dos Anos Iniciais de diferentes escolas da rede que integram o projeto Cartografias. São elas:

Profª Carolina Monteiro (DFPP/SME)
Profª Elisângela Trentin (EMEF David Canabarro)
Profª Fernanda Cardoso da Luz (EMEF Rio Grande do Sul)
Profª Gabriele Bonoto (DFPP/SME)
Profª Glaucia Rosa (EMEF Theodoro Bogen)
Profª Janaína Mota Fidelis (EMEF Leonel Brizola)
Profª Kátia Quinteiro (EMEF Carlos Drummond)
Profª Katielle de Oliveira (EMEF Monteiro Lobato)
Profª Kelly Rebelo (EMEF Erna Würth)
Profª Silmara Coelho Vianna (EMEF Theodoro Bogen)

O grupo de professoras relacionado acima foi responsável pelo primeiro ciclo de formações deste ano, mas a ideia é que outras professoras e professores da rede possam participar em outros momentos compartilhando suas vivências. O primeiro ciclo de atividades de formação continuada de professores dos Anos Iniciais ocorreu por meio de Lives no Canal do YouTube “Formação de Professores SME – Prefeitura de Canoas” e teve como objetivo oportunizar um espaço de reflexão a partir de contribuições de professoras da rede sobre os limites e as possibilidades do trabalho pedagógico no contexto de ensino remoto.

PROJETO ABC

O projeto “ABC: Alfabetização e Letramento” visa contribuir para a qualificação do processo de alfabetização dos estudantes da Rede Municipal de Canoas/RS. Para isso, propõe-se a realizar um acompanhamento deste processo por meio de diagnósticos periódicos a fim de identificar as competências que os estudantes já apresentam e as que precisam desenvolver ao longo de cada ano letivo. Além disso, pretende oferecer subsídios para o planejamento da prática docente e a elaboração de estratégias didáticas para a alfabetização por meio do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras.

ESTRATÉGIAS