Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Vinicius-Thormann-2-de-8.jpg

Prefeitura recebe representantes de empresas da Catalunha

Profissionais conheceram os diferenciais que a cidade oferece a investidores
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Uma comitiva de empresas associadas à Câmara de Comércio Brasil-Catalunya visitou, nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Canoas. Os representantes da Missão Catalunya no Rio Grande do Sul foram recebidos pela vice-prefeita Gisele Uequed e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Rodrigo Schnitzer. Durante o encontro, foram apresentadas possibilidades de investimento estrangeiro na cidade.

De acordo com o diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-Catalunya, Francisco Arbós, o Rio Grande do Sul tem indústrias com alto valor agregado, como siderúrgica, metalúrgica, metalmecânica e alimentícia. Para ele, “estes setores são complementares com algumas das empresas que estão se destacando na Catalunha por sua internacionalização” e por isso uma parceria entre Rio Grande do Sul e Catalunha seria duplamente importante.

A vice-prefeita apresentou Canoas aos representantes e destacou a capacidade laboral e de formação profissional que o município detém. “Temos três universidades e um instituto federal. Além disso, a cidade possui um grande espaço territorial e infraestrutura para a instalação de empresas. Aqueles que investem em Canoas podem ter ainda um empreendimento ambientalmente sustentável”, afirmou. Gisele frisou também que a cidade oferece, em termos de logística, facilidades às empresas locais, pois é cortada por rodovias nacionais que facilitam o escoamento da produção.

O item que mais chamou atenção dos profissionais foi o Parque Canoas Inovação (PCI). A vice-prefeita explicou o projeto, mostrando fotos e vídeos. A inauguração da primeira fase do Parque, que vai gerar pelo menos 300 empregos e irá atrair três novas empresas para Canoas, deve ocorrer no mês de maio. O PCI é aguardado por empreendedores e trabalhadores da cidades. Ao fim do encontro, os representantes foram até o parque conhecer as instalações e projetos já em andamento.

Negócios

Em 2017, as exportações do Brasil para a Catalunha tiveram aumento de 51,7%, na comparação com o ano anterior, enquanto as importações cresceram 17,7%. Os principais produtos brasileiros comercializados para a região foram grãos, combustíveis e cereais. A Catalunha oferece ainda oportunidades de investimento estrangeiro em setores tradicionais na Espanha, como automotivo, alimentação, logística e tecnologia da informação e comunicação. Além disso, dispõe de alternativas em setores emergentes como roupa esportiva, videogames e da indústria voltada à terceira idade.

Assessoria de Comunicação