PLAFS – Jogos Adaptados 60+

PLAFS - Jogos Adaptados 60+

O objetivo dos jogos adaptados para pessoas de 60 anos ou mais é ofertar uma atividade recreativa, esportiva e física, independente do seu condicionamento físico, que promova qualidade de vida, melhora da autoestima, valorizando a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades entre os participantes. A prática regular de esportes é um fator que auxilia na manutenção da capacidade funcional no envelhecimento. As modalidades são o Câmbio, Basquete Reloginho e o Handebol por Zona.

Para as pessoas que possuem 60 anos ou mais, movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida. Assim, na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do dia a dia, além de gerar mais confiança e independência.

Atenção – Atendendo aos decretos Municipais sobre a prevenção e combate ao Covid-19, esse serviço pode ter sofrido alteração de local e horários em que são ofertados.

Tire suas Dúvidas

• icone horário atendimento

das 8h ás 17h

• icone endereço departamento

Rua Frei Orlando, nº 199 - 4º andar - Centro

• icone e-mail

lazererecreacao.smel@canoas.rs.gov.br

• icone telefone para contato

(51) 3236-1908

Como funciona este serviço

As inscrições ocorrem no início do mês de março nas secretarias dos Centros de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No ato da inscrição, o(a) aluno(a) deverá portar consigo documento oficial com foto. A pessoa idosa deverá ter em mãos atestado médico liberando para a prática da modalidades ofertadas.

Após a inscrição efetivada, o(a) aluno(a) garante a vaga na modalidade pretendida de março a dezembro.

Nos meses subsequentes ao período de inscrição, o(a) munícipe que tiver interesse em desenvolver essa atividade física, poderá se dirigir ao local mais próximo de sua residência, verificar junto a secretaria se há oferta de vaga na modalidade pretendida e realizar sua inscrição.

Os alunos e/ou alunas infrequentes poderão perder o direito a vaga contemplada a qualquer momento.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

As aulas presenciais ocorrem no período de março a dezembro. Caso alguma turma não tenha um número mínimo de inscritos, os alunos inscritos serão convidados a migrar para outro horário ou outra modalidade que tenha interesse em praticar.

Formas de Prestação de Serviço

Os Jogos Adaptados 60+ são ministradas e orientadas por profissionais da área de Educação Física, com experiência na atividade ofertada, e poderão ser auxiliados por estagiários do curso de Educação Física.