Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/NOVOS-ANIMAIS-MINI-ZOO-PEDRO-SCHEIN-3.png

Dois filhotes chegam para morar no Zoológico de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Pedro Schein

Dois novos habitantes chegam para viver no Zoológico Municipal de Canoas. São uma bebê quati (Nasua nasua) e um bebê de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), ambos com cerca de quatro meses de idade. A equipe do MiniZoo os trouxe da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde estavam sendo tratados desde que foram resgatados, órfãos.

Batizada Raquel, a pequena quati ficará separada, por enquanto, pois é muito pequena. “Nossa intenção é juntá-la com a nossa outra quati, a Ruth. Ela foi encontrada junto da mãe morta, e desde então estava na UPF”, relata a bióloga Patrícia Valentim.

Já o bebê veado-catingueiro estava com uma família que tentou criá-lo, no entanto, ao apresentar uma forte diarreia devido à alimentação inadequada, a família ligou para os órgãos ambientais da região para buscá-lo. O filhote ficou com essa família por três dias e depois foi levado para a UPF, em dezembro. “Lá, conseguiram reverter o quadro da diarreia com uma alimentação adequada para a espécie. Hoje ele já está praticamente desmamado, recebe apenas uma mamadeira ao final do dia e no restante, sua alimentação já é como a de um cervídeo: pasto, feno, alfafa e vegetais”, explica Patrícia. No Mini ZOO, onde chegou na noite da última sexta-feira (12), ele já está se ambientando à companhia de sua amiga capivara. Ambos ficarão em um amplo espaço para que possam se exercitar e pastar.

A população poderá conhecer os novos moradores assim que as medidas de controle à pandemia de Covid-19 permitirem a visitação ao MiniZoo.

Escritório de Comunicação - PMC