“Não tenham pressa”. Esse é o recado da canoense Elisabete Ramos Lima, de 52 anos, que ficou paraplégica depois de sofrer um acidente de trânsito há 18 anos. Ela e inúmeros canoenses pararam no Calçadão, no Centro de Canoas, nesta quinta-feira (13), para ver a ação de conscientização no trânsito pelo Movimento Maio Amarelo. Um carro batido exposto na calçada chamou a atenção de quem passava pelo local.
Com o tema “Respeito e responsabilidade no trânsito”, o objetivo do Maio Amarelo é conscientizar e orientar a população para cuidados no trânsito, aumentar a segurança dos canoenses e diminuir os índices de acidentes.
O secretário de Transportes e Mobilidade, Francisco Nunes, explica que a ação foi pensada para fazer com que as pessoas parassem para ouvir as instruções e receber o material de conscientização. “Queremos fazer com que as pessoas reflitam sobre um tema tão importante que, muitas vezes, passa despercebido. Nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem para que tenham mais cuidado e respeito, a fim de promover um trânsito mais seguro e evitar acidentes banais que podem tirar a vida”, destaca o secretário.
Em Canoas, mais de 193 mil veículos circulam pela cidade e a maioria da frota é de automóveis. Entretanto, o maior número de vítimas no trânsito são de pedestres ou motociclistas. Em 2020, o município contabilizou 34 vítimas fatais no trânsito, o que representa o maior número nos últimos cinco anos.
Programação do Maio Amarelo Nas segundas e quartas-feiras acontecem blitze educativas em diferentes pontos da cidade. Nas terças-feiras ocorrem as ações educativas em faixas de segurança; nas quartas e quintas as atividades acontecem no Centro e em semáforos, respectivamente. Além das orientações educativas, ainda serão realizadas duas baladas seguras e várias blitze volante da Lei Seca.