Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Mutirão-de-Eletrocardiograma-10-07-Tony-Capellão-43.jpg

Mutirão de eletrocardiograma soma mais de 600 exames realizados

Download Imagem Original

Foto: Tony Capellão

Para diminuir a fila de espera por exames, a Prefeitura de Canoas iniciou na segunda quinzena de junho um mutirão de eletrocardiograma (ECG). A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Universitário de Canoas (HU) e o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), seguirá até zerar a fila de pacientes. Ao todo, 614 pacientes foram atendidos até a tarde de quinta-feira (15). 

Moradora do bairro Guajuviras, Beatriz Regina Almeida Ouriques, 71 anos, foi uma das canoenses atendidas pelo mutirão. Ela aguardava pela realização do ECG desde dezembro do ano passado. “Fiquei muito feliz quando me chamaram. Já estava com dificuldade para caminhar mais rápido. O atendimento foi muito bom”, contou. 

Em função da pandemia e para garantir a segurança dos pacientes, sem aglomerações, não é possível marcar um grande número de exames para o mesmo dia. O alto índice de abstenção, porém, tem sido um empecilho para avançar no número de atendimentos. Das pessoas agendadas e que confirmam presença, 30% não comparecem no dia do exame. 

Inicialmente, os agendamentos estavam sendo realizados apenas aos sábados e domingos, mas agora passaram a acontecer também durante a semana. A marcação segue a ordem na fila e é feita pela Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que os pacientes mantenham seus cadastros e telefones atualizados junto às suas unidades básicas de referência para que o município possa entrar em contato. Em caso de desistência, é importante avisar pelo telefone 3236-1600, ramal 5020 ou 5028, para que outra pessoa possa ser chamada. 

Escritório de Comunicação - PMC