Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/aula-guarda-municipal_gustavo-garbino-9.jpg

Segunda turma da Guarda Municipal de Canoas recebe treinamento de tiro da Polícia Civil

As aulas práticas de tiro, com revólver e pistola, considera vários cenários relativos à atividade do dia a dia.
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A segunda turma da Guarda Municipal de Canoas iniciou um treinamento para manuseio de armas de fogo nesta semana. O curso está sendo realizado por instrutores de tiro da Academia da Polícia Civil (Acadepol) do Rio Grande do Sul, no espaço de treinamentos do 15º Batalhão da Brigada Militar (15º BPM).

Nos primeiros dias, os guardas receberam instruções teóricas, como abordagem de pessoas e veículos, ingresso em ambiente hostil, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, decisão de tiro e trabalho em equipe. Agora, participam das aulas práticas de tiro, com revólver e pistola, considerando vários cenários relativos à atividade do dia a dia.

Ao todo, 20 agentes estão passando pela qualificação. A primeira turma finalizou o curso em maio e mais uma está prevista ainda para este ano. Conforme a legislação Federal, as guardas municipais devem passar por, no mínimo, 80h de curso de aperfeiçoamento a cada dois anos, com o mínimo de 65% aulas práticas e 35% teóricas.

O secretário de Segurança Pública em exercício, tenente coronel Marcelo Pitta, afirma que o objetivo da pasta é qualificar e valorizar cada vez mais os agentes. “A Guarda Municipal tem um papel essencial na proteção dos canoenses e na garantia da segurança da população. Por isso, estamos investindo na qualificação permanente dos guardas”, ressalta.

Qualificação da Guarda Municipal

Desde o início deste ano, a Guarda Municipal conta com um Núcleo de Treinamento que é responsável por formatar cursos e treinamentos de qualificação aos agentes. A iniciativa faz parte das metas da Secretaria de Segurança Pública na ampliação da atuação e na constante valorização da Guarda Municipal através da qualificação profissional.

De acordo com o diretor da Guarda, Eder Martini, ainda estão previstos para este ano outros cursos, como policiamento com motos, capacitação em armas longas, curso de operador de embarcações de pequeno porte com a Marinha do Brasil, nivelamento de escolta, armas menos letais, entre outros.

Escritório de Comunicação - PMC