Após o recesso de julho, mais de 35 mil alunos retornam ao modelo híbrido (presencial e remoto). No dia 2 de agosto, iniciam as aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) retorna no dia 3 de agosto. A expectativa da Secretaria Municipal da Educação (SME) é de que mais alunos retornem ao ensino presencial, devido ao aumento no número de vacinados e ao bom desempenho nas aulas híbridas. Os alunos que retornaram no primeiro semestre tiveram a oportunidade de aprender um ensino modernizado, baseado nas experiências da tecnologia, com o uso dos Chromebooks.
Ampliação de Vagas
Mais de 400 novas vagas foram abertas nas credenciadas da SME. Até o dia 28 de julho, mais de 150 crianças já foram chamadas. Além da lista diária que sai no Diário Oficial do Município de Canoas, a Secretaria encaminha telegrama e e-mail, conforme as informações fornecidas no ato da inscrição. Após receber a notificação, os pais ou responsáveis têm três dias, contados desde o dia em que receberam a informação, para a entrega dos documentos na SME.
As inscrições para a Educação Infantil (creche e pré-escola) podem ser feitas até 30 de setembro, online (www.canoas.rs.gov.br/inscricoeseducacaoinfantil2021), ou presencialmente, nas Subprefeituras e na Central de Vagas da Secretaria Municipal da Educação (SME).
A inscrição deve ser feita uma vez apenas. Assim que cadastrados, os inscritos deverão aguardar a homologação do pedido, o sorteio da vaga e o chamamento, para que o aluno sorteado ingresse na escola. Os inscritos permanecem na base de dados do sistema da SME até o chamado para vaga disponível.
A creche atende a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, completos até 31 de março de 2021 e a pré-escola atende dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses de idade completos até a mesma data.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos no município é de Ensino Fundamental, tem planejamento específico, que prioriza a autoestima, o valor à vida, a inserção no mercado de trabalho e, principalmente, o resgate social. As escolas possuem turmas nos três turnos: manhã, tarde e noite. A modalidade de ensino acolhe jovens a partir dos 15 anos, adultos e o público da melhor idade que queiram se alfabetizar e terminar os estudos. As inscrições já foram realizadas nos dias 21 e 22 de julho, existem listas de espera. As aulas serão no formato presencial e remoto, e quem não tem acesso às tecnologias (Whatsapp ou Classroom), pode buscar as atividades na escola.