A Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (ASGMUSP) do Rio Grande do Sul conta com nova presidência. Nesta quinta-feira (26), foram eleitos para presidente e vice, respectivamente, os secretários de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, e de Porto Alegre, Mário Ikeda.
A eleição foi realizada através de reunião virtual e contou com a participação de titulares e secretários adjuntos da Segurança Pública de alguns municípios gaúchos. André Brito, de Gravataí, que presidia a Associação e permanece como assessor executivo, repassou a presidência para Wendt.
O novo presidente assume a ASGMUSP com duas missões principais: fortalecer e elevar a representatividade da Associação, reforçando o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado; e integrar as cidades gaúchas, promovendo o fortalecimento das guardas municipais. De acordo com o delegado Emerson, entre as primeiras iniciativas está o diálogo para retomar a confecção das carteiras funcionais dos guardas.
“Os municípios têm sido, cada vez mais, demandados em relação à segurança. Vejo que a municipalização da segurança pública é uma tendência. Por isso, nosso objetivo é construir uma integração maior dos municípios para enfrentar a criminalidade, bem como fortalecer nossas guardas municipais, cada vez mais requisitadas, e os observatórios de segurança, que qualificam os dados da criminalidade e auxiliam nas tomadas de decisão”, afirma o delegado Emerson.
Mário Ikeda falou sobre os desafios que os secretários de Segurança estão enfrentando em cada município e, para ele, a Associação também será um espaço para compartilhar os problemas e pensar em soluções comuns. “Independente do tamanho do município, temos muitas questões, iniciativas e experiências que podem ser compartilhadas. O primeiro passo será o avanço na integração dos municípios, pois a responsabilidade municipal na segurança está crescendo a cada ano”, destaca Ikeda.
ASGMUSP
A ASGMUSP, fundada em março de 2009, é um vetor importante de interlocução com as forças políticas e de segurança pública no Estado e no país, não só por conseguir reunir os gestores, mas por agregar e incentivar boas práticas e consolidar procedimentos operacionais padronizados nos órgãos de segurança pública municipais.
Confira a nova diretoria
Presidente: delegado Emerson Wendt, secretário de Segurança Pública de Canoas;
Vice-presidente: Mário Yukio Ikeda, secretário de Segurança Pública de Porto Alegre;
1º Secretário: José Apodi Dourado, secretário de Segurança Pública de Pelotas
2° Secretário: General Roberto Jungthon, secretário de Segurança Pública de Novo Hamburgo
Assessoria Executiva: André Brito, Gravataí
1º Tesoureiro: Gelson Guarda, secretário adjunto de Porto Alegre
2º Tesoureiro: Marcelo Pitta, secretário adjunto de Canoas
1º Conselheiro: Alberto Rocha, secretário de Segurança Pública de Esteio
2º Conselheiro: Tatiana Boazão, secretário de Segurança Pública de Cachoeirinha