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Mutirões para cadastro e atualização do CadÚnico atendem 270 pessoas

Quem não conseguiu se registrar, pode procurar o CRAS mais próximo do seu quadrante
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Foto: Alisson Moura

A Secretaria Municipal de Cidadania contabilizou 270 atendimentos nos mutirões realizados nesta semana para incentivar os canoenses a se cadastrar ou atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico). Foram 70 novos cadastros e 200 atualizações. O serviço foi disponibilizado, de forma itinerante, em quatro bairros: Mathias Velho, Mato Grande, Niterói e Guajuviras. Quem não conseguiu se registrar, pode procurar o CRAS mais próximo do seu quadrante. Os endereços e os telefones podem ser conferidos abaixo.

A Grasiela Ferreira Gomes, 31 anos, que está desempregada, fez pela primeira vez o cadastro nesta sexta-feira (24), no atendimento realizado no bairro Guajuviras. “Como meu marido sofreu um acidente em janeiro, eu estou tendo que cuidar dele e não tenho como trabalhar. Então, eu vim aqui para me cadastrar e receber cestas básicas e outros benefícios que o Município oferece. O atendimento é ótimo”, destacou.

Quem também fez o cadastro pela primeira vez foi a Patrícia Peres, 44 anos, que trabalha como babá. Ela resolveu fazer a inscrição para conseguir consultas para os seus animais. “Eu tenho quinze cachorros e, vira e mexe, eu tenho que levá-los para atendimento. Mas a consulta é muito cara e sem o cadastro eu não consigo. Eu acho ótima essa iniciativa da prefeitura de se aproximar da população mais necessitada”, elogiou.

Para o secretário municipal de Cidadania, Paulo Bogado, o mutirão seguirá acontecendo de forma periódica em diversos pontos de Canoas “A nossa missão é levar os serviços sociais às pessoas mais carentes da nossa cidade. Todos com direito aos benefícios precisam ser contemplados. Mas, para isso, essas pessoas têm que estar com o cadastro regularizado. Os mutirões vêm para facilitar e incentivar o processo”, ressaltou.

CadÚnico
O cadastro é importante para identificar os canoenses em vulnerabilidade social e garantir que sejam beneficiados por programas sociais nas três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Caso o cidadão não atualize seus dados, pode ter seu benefício bloqueado.
Para fazer o registro ou a atualização, os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, se tiver, e carteira de trabalho, se tiver.
Podem se inscrever famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total.

Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão o Restaurante Popular, o Cesta Básica Canoense, o Auxílio de Transferências de Renda, Castração de Animais, entre outras. Os dados do CadÚnico também são utilizados na concessão de benefícios como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

CRAS
O CRAS é uma unidade pública descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco dos municípios. No CRAS, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem se inscrever no CadÚnico.

Confira os endereços e telefones dos CRAS:
Horário de atendimento é das 8h às 18h.

CRAS Guajuviras – Nordeste
Setor 5 Quadra R ,20 – Guajuviras
Fone: 3478-4316
E-mail: cras.nordeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Rio Branco – Sudoeste
Rua Montenegro, 1057 – Rio Branco
Fone: 3236.2715 / 3463-1260
E-mail: cras.sudoeste@canoas.rs.gov.br

CRAS Mathias Velho – Noroeste
Rua São Gabriel 441 – Mathias Velho
Fone: 3236.2719
E-mail: cras.mvelho@canoas.rs.gov.br

CRAS Niterói – Sudeste
Rua Alegrete ,1295
Telefone: 3199-1712
E-mail: cras.sudeste@canoas.rs.gov.br

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