Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/Crédito-Rodrigo-Ziebell.jpeg

Integração de dados é foco de agenda da diretoria da ASGMUSP com o vice-governador

Secretários de Segurança Pública de Canoas e de Porto Alegre, delegado Emerson Wendt e Mário Ikeda, estiveram com Ranolfo Vieira Júnior na manhã desta quarta-feira (29).
Download Imagem Original

Foto: Rodrigo Ziebell

A integração de dados da segurança pública municipal e estadual e a criação de um protocolo de atuação conjunta entre os entes foi o foco da conversa entre o vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, com o presidente e o vice-presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (ASGMUSP), secretário de Segurança Pública de Canoas e de Porto Alegre, delegado Emerson Wendt e Mário Ikeda, respectivamente.

Na reunião, que aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari na manhã desta quarta-feira (29), Ranolfo se colocou à disposição da Associação para atender às demandas dos municípios. Outro assunto abordado foi a possibilidade de uma Carteira de Identificação Funcional para os guardas municipais e agentes de trânsito.

“Eu me coloco à disposição para atender todas as demandas da ASGMUSP, para fortalecer, cada vez mais, a segurança dos municípios. Precisamos continuar pensando em estratégias de integração e ação entre Estado e municípios, a fim de qualificar ainda mais o enfrentamento à criminalidade e continuar diminuindo os índices de violência do Rio Grande do Sul”, destaca o vice-governador.

Segundo o delegado Emerson, é fundamental um avanço na troca de informações e de dados com outros entes. “Para que os municípios possam atingir os objetivos em relação à segurança pública, necessitamos que exista uma integração de informações entre o Governo do Estado e os municípios. O acesso a essa base de dados é o que vai possibilitar uma ação mais ampla e eficaz”, explica o delegado Emerson.

O fortalecimento e a elevação da representatividade da Associação, reforçando o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, e a integração das cidades gaúchas, promovendo o fortalecimento das guardas municipais, são o foco da nova diretoria da ASGMUSP. “Nosso objetivo é construir uma integração maior dos municípios para enfrentar a criminalidade, bem como fortalecer nossas guardas municipais, cada vez mais requisitadas, e os observatórios de segurança, que qualificam os dados da criminalidade e auxiliam nas tomadas de decisão”, explica o vice-presidente e secretário de Porto Alegre, Ikeda.

Escritório de Comunicação - PMC