Na última semana, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação visitou o município de Sobral, no Ceará, com a finalidade de conhecer, in loco, as políticas educacionais da cidade, que é referência nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (INDEB) e considerada a capital da educação brasileira.
O êxito da política educacional de Sobral inspirou os gestores da Educação, que viajaram ao município cearense para aperfeiçoar cada vez mais a política educacional canoense. A secretária Sônia da Rosa lembrou que o município desenvolve programas que estão afinados com os propósitos e metas educacionais desenhados para Canoas. “Foi uma experiência muito rica. Tivemos a oportunidade de conhecer a Escola de Formação de Professores e a Casa de Avaliação Externa. Estes dois equipamentos públicos municipais originam as políticas de planejamento, ação e monitoramento efetivo das práticas pedagógicas”, avaliou.
A secretária Sônia da Rosa e a diretora Claudia Pinheiro, da Diretoria de Gestão, Inovação e Formação da SME, participaram do Seminário Experiência Educacional de Sobral. “Uma riqueza de trocas de gestão educacional de diferentes territórios”, lembrou Sônia.
Além de representantes de Canoas, participaram do evento gestores do município de Porto Alegre, além de secretarias municipais de Santa Catarina, São Paulo, Ceará e Bahia.
Entrevista com a secretária municipal de Educação de Canoas, Sônia da Rosa:
1. O que fez Canoas conhecer as políticas educacionais de Sobral?
Resolvemos conhecer, in loco, a experiência de Sobral por ser referência na educação do Brasil. Um município que ousou em mudar sua realidade. Experiências que se tornaram políticas educacionais de Estado, pois se consolidaram por 20 anos, com foco na gestão da aprendizagem dos estudantes, obtendo resultados de excelência. Tais políticas públicas têm continuidade para além dos governos eleitos.
2. Quais aspectos que chamaram a atenção nesta visita técnica?
A coesão dos profissionais que trabalham na Secretaria Municipal da Educação, todos têm o mesmo foco; a Escola de Formação de Professores, pautada nos diferentes diagnósticos pedagógicos e de gestão; a Casa da Avaliação Externa, que conta com uma equipe qualificada, organizando toda a Avaliação Externa, emitindo relatórios que são rigorosamente analisados, permitindo foco nas lacunas de aprendizagem. Além disso, o alinhamento efetivo e estratégico com os gestores escolares, desenhando um plano de metas com cada escola e que deve ser seguido, sendo acompanhado pelos profissionais da Secretaria Municipal da Educação, o que garante o resultado com evidência. Não poderia deixar de destacar a importância da presença dos estudantes na escola, que é, para este município, uma grande estratégia de gestão escolar.
3. Toda política educacional pode ser replicada em Canoas?
Considero que são realidades contextuais de diferentes ordens: social, cultural, econômica e até educacionais. Entretanto, a imersão das ações realizadas em Sobral são, sim, inspirações para pensar um município como Canoas (importante na região metropolitana), em que seus indicadores estão muito aquém do esperado. Cabe uma grande reflexão sobre realidade x resultados de aprendizagem. Queremos uma cidade que tenha a educação como o centro da formação integral do sujeito. Estudantes capazes de ler, escrever, fazer o uso da língua nos mais diversos contextos, realizar operações que envolvam o raciocínio lógico matemático e ter êxito na compreensão das diferentes ciências. Para tanto, é imprescindível uma mudança nas políticas educacionais locais. Indubitavelmente, experiências como as de Sobral servem de referência não só para Canoas, mas para todos os municípios e Estados da federação. Queremos ser um município referência em educação e temos condições para isto. No que depender desta Administração, será nossa realidade.
4. Considerando que Sobral tem mais de 20 anos com estas políticas educacionais de êxito, a senhora pensa que Canoas em 4 anos também atingirá os resultados esperados?
Precisamos começar. Muitas ações exitosas já foram realizadas em Canoas. Penso que a grande “sacada” é a gestão da aprendizagem, o que garante o acesso, a permanência e o sucesso na trajetória escolar dos estudantes. Nesse sentido, a adaptação de políticas educacionais que corroboram com estes objetivos será reconstruída com a rede pública municipal de ensino.