Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/27-10-conselho-da-cidade_alisson-moura-65.jpg

Conselho da Cidade de Canoas discute novo Plano Diretor Urbano e Ambiental

Representantes das 60 entidades da sociedade civil e militar, que integram o conselho, deram suas contribuições para o aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura - PMC

A segunda reunião ordinária do Conselho da Cidade, promovida pela Prefeitura de Canoas, teve como foco central a apresentação da minuta do Projeto de Lei do novo Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município, que, posteriormente, será encaminhado à Câmara de Vereadores. No evento, realizado na Casa Impero, no Bairro São Luís, também foi feito um balanço das principais ações desenvolvidas pela administração municipal nos dez primeiros meses do ano. Representantes das 60 entidades da sociedade civil e militar, que integram o conselho, deram suas contribuições para o aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, como explica o prefeito Jairo Jorge.

“As entidades representativas puderam contribuir com sugestões para o futuro da cidade. O novo Plano Diretor prevê medidas para trazer mais investimentos e permitir que a construção civil possa ser o grande motor para a retomada do desenvolvimento de Canoas. É dessa forma, juntos, que vamos construir a cidade que queremos”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, César Augusto Ribas Moreira, o projeto foi elaborado durante mais de seis meses. ”Esse processo envolveu técnicos, arquitetos e engenheiros da Prefeitura, além de empresários e entidades da sociedade civil, que sugeriram alterações no plano atual. Estamos muito felizes de poder entregar um projeto que será fundamental para um futuro de crescimento para a nossa cidade”, ressaltou.

A presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Canoas (Seaca), Rosane Terezinha Salamoni, que coordenou um grupo de trabalho criado pela entidade para analisar o tema, enalteceu a maneira pela qual a prefeitura conduziu o processo. “Foi uma ótima proposta e tivemos todas as reivindicações atendidas. Por isso, fiz um agradecimento especial ao prefeito. É um tema polêmico e tem que ter um olhar técnico. E a gente, em outras situações, não teve essa possibilidade. Canoas está saindo mais fortalecida por todas as coisas que foram discutidas, as interferências urbanísticas, isto não tem valor que pague”, valorizou.

Balanço das demais ações

Além de abordar o novo Plano Diretor, a Prefeitura também apresentou um balanço de ações no combate à Covid-19, com a participação dos secretários municipais da Saúde, Maicon Lemos, e de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini. A reforma da previdência municipal também foi tratada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas.

Conselho da Cidade de Canoas

O Conselho foi criado em 2021 com o objetivo de assessorar o prefeito na formulação de políticas públicas e diretrizes específicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Município. Possui natureza deliberativa, através da articulação das relações de governo com representantes da sociedade civil organizada.

Escritório de Comunicação - PMC