A comunidade idosa da cidade já pode buscar atendimento na Nova UPA do Idoso, que foi reinaugurada e entregue aos canoenses pelo prefeito Jairo Jorge, na tarde desta terça-feira (07). A primeira do Brasil com atenção voltada, exclusivamente, para pessoas com 60 anos ou mais, o espaço foi inaugurado pelo prefeito Jairo em 2012 que, em 2021, quando iniciou seu terceiro mandato, encontrou o local funcionando como Unidade Básica de Saúde e a UPA, transformada em Clínica do Idoso.
Para o prefeito, entregar novamente este instrumento, que teve um investimento de R$ 198.255.27, é mais que um compromisso, é uma resposta aos idosos. “Hoje é um dia muito feliz pois firmei com os idosos de Canoas o compromisso de reabrir esta Unidade de Pronto Atendimento. Um espaço para chegar e ser atendido. Diferente de uma Unidade Básica de Saúde ou de uma Clínica, onde é preciso agendamento e encaminhamentos. Aqui, o cidadão chega e tem um atendimento célere, rápido, sem precisar ficar esperando.”
Observa que a experiência adquirida ao longo dos anos contribuiu para o aperfeiçoamento da estrutura desta UPA que, a partir de agora, possui uma sala vermelha e tem condições de realizar exames laboratoriais e eletrocardiograma. “Sem contar com a grande equipe que aqui trabalha como médicos, enfermeiros, técnicos, equipe administrativa, de recepção e higienização. Com certeza farão um excelente trabalho, dando não só o atendimento, mas também o carinho, acolhimento e a atenção para quem precisa. Pois são estes gestos que, muitas vezes, nos ajudam a vencer o desafio”
A volta da Upa do Idoso foi um pedido feito pela comunidade, através de uma baixo assinado, entregue ao prefeito durante a Campanha e que foi incluído como uma das metas de governo.
Localização
A Nova UPA do Idoso está localizada na Rua José de Alencar, s/nº, em frente à Praça Cônego Lotário Steffens, no Bairro Rio Branco. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h. Para quem utiliza o transporte público, o coletivo Circular Hospitais, cujo trajeto contempla todos os quadrantes do município, passa em frente à UPA.
No local, são atendidos pacientes com sintomas como dores fortes no peito, dor súbita de cabeça, crise de hipertensão, fratura, entre outros sintomas, que podem antecipar casos que colocam em risco a vida dos idosos.
Para casos como hipertensão, diabetes, bronquite, diarreia, dores de cabeça de fraca a moderada intensidade e desconfortos urinários os atendimentos seguem na Clínica do Idoso, via encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde. A Clínica funciona na Avenida Guilherme Schell, 6.184, Centro, das 8h às 17h.