Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/17_01_ALAGAMENTOS_Guilherme_Pereira-18.jpg

Defesa Civil de Canoas não registra situações de risco após alto volume de chuva

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

A Defesa Civil de Canoas reitera que, apesar da forte chuva que atingiu Canoas na tarde desta segunda-feira (17), não há chamados de alto risco em andamento. Todos os pontos com acúmulos de água estão sendo identificados e sinalizados pela Secretaria de Transportes e Mobilidade e equipes das subprefeituras e da Secretaria de Obras estão nas ruas.

Apenas um caso precisou de intervenção da Defesa Civil: um senhor em cadeira de rodas, que teve a casa invadida pela água, foi levado para a residência de familiares.

Forte chuva atinge Canoas

Na tarde desta segunda-feira (17), choveu 58 milímetros em apenas uma hora, o que representa mais de 50% do esperado para o mês de janeiro inteiro (100mm), segundo a Metsul Meteorologia. As equipes das subprefeituras, da Secretaria de Obras, da Defesa Civil e da Secretaria de Transportes e Mobilidade seguem nas ruas para avaliar os pontos mais afetados e oferecer auxílio aos canoenses. 

As Casas de Bombas, que possuem sistema automático de acionamento dos motores quando a água atinge um determinado nível, reduziram os pontos de alagamento. Somado a isso, os funcionários auxiliaram na limpeza das grades, retirando lixos e galhos que pudessem obstruir a passagem da água. 

A Prefeitura reforça que, após a diminuição da chuva, se o problema persistir por mais de 30 minutos, os moradores informem, via redes sociais oficiais, os principais pontos. Isso auxiliará na identificação dos problemas de obstrução nas redes. Nos próximos 10 dias, a Prefeitura fará uma grande revisão de todas as redes, visando evitar novos transtornos.

Em caso de emergências, os canoenses podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: 99322-5764.