Depois de dois anos letivos com ensino à distância ou híbrido, por causa da pandemia de Covid-19, os estudantes do Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano da rede municipal de Canoas, retornaram desde a manhã desta segunda-feira (7) às salas de aula. Cerca de 27.500 estudantes eram esperados, nas 44 escolas do município.
O momento era de muita expectativa para os irmãos gêmeos Yuri e Sophia da Rosa, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. “É difícil ficar estudando por telefone, eu tinha muita dificuldade de entender as explicações do professor, principalmente de matemática. Eu gosto muito de vir para a escola, principalmente da Educação Física e da interação com os colegas. Espero que nesse ano fique mais fácil as explicações com os professores junto com a gente”, lembrou Sophia.
A mãe da Jamile do 3º ano, Talita Santos da Rosa, destacou a importância do retorno, principalmente para não prejudicar mais a aprendizagem da filha. “Nos tempos em que ela ficou em casa, ela teve bastante dificuldade. O alfabeto que ela já sabia, esqueceu um pouco, algumas continhas. Estávamos sempre fazendo contato com os professores, mas tem coisas que ela já sabia e vai ter que começar tudo de novo. Que em 2022 o ano letivo não pare mais por conta dessa variante e que os alunos não sejam mais prejudicados”, enfatizou.
Colocar os estudantes de volta às suas jornadas de aprendizagem, assim o professor do 2º ano, Vagner Farias, definiu esse retorno dos alunos para as salas de aula. “Temos uma expectativa muito grande, tendo em vista todo esse período que se atravessou de pandemia. A ideia é tentar recuperar aquilo que ficou como déficit, retomando os processos de alfabetização para que todos possam caminhar de acordo com a idade certa”, reafirmou o docente da EMEF Paulo Freire.
A secretária adjunta da Educação, Cinara de Souza, falou sobre a satisfação de ver as escolas cheias. “Hoje é um dia de muita alegria. O reencontro dos colegas e esse retorno presencial é satisfatório. Percebemos, nas crianças e famílias a alegria por estarem de volta. Sabemos que o momento ainda exige cuidados, e estamos preparados. O convívio e a afetividade escolar estarão presentes neste ano, como acreditamos que deve ser”, enfatizou.
Para um retorno seguro, a Secretaria Municipal da Educação tem como protocolo de segurança e sanitário a utilização de máscara por todos os estudantes. Na entrada das instituições há totens de álcool em gel para que os alunos higienizem as mãos antes de acessar os espaços da escola.
KITS ESCOLARES
A partir da próxima semana, todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão os kits escolares compostos por uniforme, mochila e materiais didáticos.
DIA 14 DE MARÇO – DAS 8H30 ÀS 19H
Guajuviras, Erna Würth, Carlos Drummond de Andrade, Prof. Nancy Ferreira Pansera, Sete de Setembro, Theodoro Boghen, General Neto, Gov. Walter Peracchi de Barcellos.
DIA 15 DE MARÇO – DAS 8H30 ÀS 19H
Arthur Oscar Jochims, Castelo Branco, Eng. Ildo Meneghetti, Gov. Leonel de Moura Brizola, Irmão Pedro, Prefeito Edgar Fontoura, Rondônia, Tancredo de Almeida Neves
DIA 16 DE MARÇO – DAS 8H30 ÀS 19H
Duque de Caxias, Farroupilha, Santos Dumont, Pernambuco, Jacob Longoni, Icaro, Assis Brasil, Paulo Freire, David Canabarro
DIA 17 DE MARÇO – DAS 8H30 ÀS 19H
Rio Grande do Sul, Paulo VI, Coronel Francisco Pinto Bandeira, General Osório, Dr. Nelson Paim Terra, Monteiro Lobato, Arthur Pereira de Vargas, Gonçalves Dias, Prof. Dr. Rui Cirne Lima
DIA 18 DE MARÇO – DAS 8H30 ÀS 19H
Ceará, Rio de Janeiro, João Palma da Silva, João Paulo I, Min. Rubem Carlos Ludwig, Barão de Mauá, Profª Odette Yolanda O. Freitas, Prof. Thiago Würth, Max Adolfo Oderich, Bilíngue para Surdos Vitória