Para ressaltar a importância do papel da mulher na sociedade e destacar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Canoas está realizando uma série de atividades de integração, valorização e socialização, mobilizando diversas secretarias.
Com o tema “Parem de nos Matar”, a Secretaria Adjunta de Mulheres organizou uma programação que contemplou diversos locais da cidade, com atividades como rodas de conversas, feiras de mulheres empreendedoras, exposições, distribuição de materiais informativos, entre outras atividades que serão realizadas até o dia 30 de março.
Na semana que simboliza a data do 8 de março, a Prefeitura anunciou a implantação do projeto Patrulha Maria da Penha, que será desenvolvido pela Guarda Municipal. Além disso, a Prefeitura irá retomar até final deste ano a Casa Lilás, que está sendo reformada e ampliada para acolher vítimas de violência de doméstica e mulheres que precisam de um espaço aconchegante, voltado ao lazer, ao resgate da autoestima e a qualificação profissional das mulheres canoenses.
A secretária adjunta de Mulheres, Rosa Marcela, ressalta que essas atividades foram definidas como forma não somente de homenagear a classe feminina mas, principalmente, de chamar a atenção da sociedade para a importância da mulher em todas as áreas. “As mulheres vêm ao longo dos anos lutando pelo espaço na sociedade, temos conquistas para comemorar, mas não podemos esquecer que o preconceito e a desigualdade ainda são muito presentes no dia a dia, é por isso que ainda precisamos mostrar força”, afirmou.
PREFEITURA ABERTA EXCLUSIVO PARA MULHERES
Um dos canais de comunicação direta da Prefeitura de Canoas com a comunidade, o Prefeitura Aberta foi alusivo ao Mês da Mulher. Na segunda-feira (7), as participantes foram exclusivamente mulheres, que puderam encaminhar demandas, esclarecer dúvidas sobre os serviços municipais ou fazer sugestões de ações diretamente ao prefeito Jairo Jorge.
DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS INFORMATIVOS
Esta ação tem por objetivo dar visibilidade à questão da violência contra as mulheres, fomentando nelas a necessidade de denunciar possíveis agressões e orientações de onde procurar ajuda, prevenindo e coibindo possíveis violações sofridas por elas. Durante a semana, a Rede de Enfrentamento a Violência e a Secretaria Adjunta de Mulheres estiveram logo cedo nas estações. Uma ação foi realizada no Calçadão de Canoas e contou com a presença das Soroptimistas e do Conselho Municipal de Mulheres – COMDIM.
FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS E LIONS CLUBE CANOAS NITERÓI
Com foco no empoderamento das mulheres, uma feira de mulheres empreendedoras, em parceria com o Lion Clube de Canoas Niterói, aconteceu na Praça da Emancipação. Reunindo diversas mulheres, elas puderam expor seus produtos, destacando suas experiências e ensinamentos valiosos sobre o mundo dos negócios. A iniciativa também foi uma maneira de valorizar a força e o espaço merecidamente conquistado pelas mulheres ao longo dos tempos.
AMO FICAR CHEIROSA – EDIÇÃO ESPECIAL PARA AS MULHERES
Em uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Mulheres e dos Idosos, as mulheres de duas Instituições de Longa Permanência – o Residencial Esmeralda e o Recanto dos Girassóis, receberam produtos de higiene pessoal para promover a autoestima das idosas. Ao todo, foram distribuídos 100 sabonetes, 40 pastas de dente, 19 aparelhos de barba, 4 loções hidratantes, 8 desodorantes, 4 shampoos, 4 kits com caderno e lápis, 3 livros, 2 talcos.
EXPOSIÇÃO HISTÓRIA VIVA – MULHERES QUE INSPIRAM OUTRAS MULHERES
Lançada no dia 8 de março no evento de abertura do mês dedicado às mulheres, a exposição “História Viva – Mulheres que inspiram outras mulheres” estará disponível até o dia 30 de março no saguão da Prefeitura Municipal de Canoas.
Em um ato emocionante, as mulheres que foram retratadas nas fotografias para a exposição puderam registrar o momento e posar ao lado das obras que retratam e contam um pouco da sua história.
EXPOSIÇÃO PRESENÇA FEMININA: ARTISTAS MULHERES E O CAMINHO DA EXPERIMENTAÇÃO
A mostra foi inaugurada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.
CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS
A Secretaria Adjunta de Mulheres em parceria com a Secretaria da Educação está realizando a entrega de materiais informativos e rodas de conversas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EMEF Rio de Janeiro já recebeu a visita. As EMEFs Ministro Rubem Carlos Ludwig; João Paulo I e Rio Grande do Sul serão visitadas nos próximos dias.