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Procon distribui Códigos de Defesa para marcar o Dia Internacional do Consumidor

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Foto: Gustavo Garbino

Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, O Procon Canoas, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, realizou, nesta terça-feira (15), a Blitz do Consumidor. Dois bairros, Centro, no Calçadão e Rio Branco, na praça Cônego Lotário Steffens receberam a ação de conscientização à população com a distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a diretora do Procon Canoas, Taís Marques, a iniciativa foi positiva, pois o público foi receptivo com o material informativo “Muitos consumidores desconhecem seus direitos. Por isso, é necessário que conheçam a legislação consumerista”, comentou. A diretora observa que a data faz menção aos 60 anos do discurso do presidente norte-americano John F. Kennedy , em 1962, quando disse: “Consumidores somos todos nós”, apontando a necessidade de reconhecimento de direitos básicos aos consumidores como  direito à informação, direito a consumir com segurança, direito de escolha e direito de ser ouvido. A manifestação tornou-se marco na luta pela defesa e proteção do consumidor.

 

Ações do Procon Canoas

Em 2021, o Procon Canoas atendeu 25.369 consumidores, tendo mediado conflitos de 8.204 consumidores que buscaram presencialmente, ou aqueles que buscaram orientações de direito do consumidor, sendo 13.325 consumidores via telefone e 3.771 por e-mail.

Para 2022, os planos e projetos incluem Procon na Escola, Núcleo de Atendimento ao Superendividado, ampliação do atendimento do PROCON nas quatro regiões da cidade, com abertura de 02 (dois) novos postos de atendimento nos bairros Niterói e Rio Branco e o Procon Móvel.

 

Saiba Mais

Fiscalizações em 2021

Foram 678 ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Canoas como:

-Volta às aulas: levantamento de preços dos materiais escolares;

-Operação Páscoa: levantamento de preços dos ovos e chocolates de Páscoa;

-Operação Dia das Mães;

-Postos de Gasolina (em conjunto com INMETRO e ANP) –  aferição de preços (margem de lucro), qualidade do combustível e  lacre das bombas;

-Agências bancárias referente a denúncias de tempo de espera;

-Supermercados e congêneres – precificação  e data de validade nos produtos,

-Black Fraude;

-Notificações das empresas em demandas promovidas individualmente por consumidores.

Escritório de Comunicação PMC