Foi assinada, na última semana, pela Prefeitura de Canoas a Ordem de Início das obras da Escola Municipal de Educação Infantil Central Park, no bairro Mato Grande. A empresa vencedora da licitação já iniciou os trabalhos no local com a limpeza da área, vigilância e levantamento dos materiais e estruturas que estão no local.
As obras da instituição chegaram a começar em 2018, porém, pouco tempo depois, foram paralisadas. Depois de concluída, a EMEI poderá oferecer até 224 vagas para turno único (manhã ou tarde). Serão atendidas crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. O prazo para a entrega da obra é de 5 meses a partir da assinatura da Ordem de Início, que aconteceu no dia 07 de março de 2022.
Para a secretária municipal da Educação, Beth Colombo, quando da inauguração dessa nova escola, as instalações vão contribuir muito com a redução do déficit de vagas na Educação Infantil do município. “É sempre uma satisfação pensar em novas escolas para a nossa cidade. Sem dúvida, nosso objetivo é proporcionar para a comunidade mais infraestrutura e qualidade de vida, oferecendo um local adequado para as crianças. Após a conclusão das obras, vamos oportunizar um melhor espaço e mais vagas para atender creche e pré-escola”, destacou.
A escola terá uma área de 991,05m², incluindo uma subestação de 112,5Kva nas instalações elétricas, pátio coberto e passarela, construção de um muro e gradil metálico, além de execução de passeio público acessível. Todas as instalações hidrossanitárias e PPCI também serão executadas.
A retomada das obras foi viabilizada via Escritório de Projetos da Prefeitura, que garantiu, junto ao Ministério da Educação, a retomada da obra. A secretária da pasta, Joceane Gasparetto, destaca que todos os esforços foram feitos para que a obra fosse retomada. “O município irá entrar com uma contrapartida, para que possamos garantir a conclusão em definitivo da obra, que já foi reiniciada e paralisada por duas vezes. Queremos entregar mais uma escola completamente modernizada para nossas crianças”, salientou.
O valor para execução dos serviços de conclusão da escola é de R$ 1.612.817,53, que é custeado com verba do programa ProInfância, do Governo Federal, com contrapartida do município.