Em meio a um contexto de mudança climática, Canoas é um dos municípios pioneiros na implementação de uma agenda climática no Rio Grande do Sul. Por conta disso, a Prefeitura de Canoas e o ICLEI América do Sul assinaram o termo de fomento e cooperação para a efetivação de ações conjuntas para o fortalecimento e a promoção local da sustentabilidade, qualidade urbana e proteção ambiental.
Inicialmente, o foco será colocar em prática 5 projetos fundamentais para o estudo da sustentabilidade no município: Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas (ARCV); Plano de Ação Climática (PAC); Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos (DSE); Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis, que ocorrerá em 8 unidades da rede pública municipal; e a implementação do Programa de Embaixadores da Justiça Climática, que atingirá quase mil alunos da Rede Pública de Ensino da cidade.
Ao assinar a parceria junto ao ICLEI, o Município receberá uma série de treinamentos, execução de projetos e participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade. Além disso, como é um trabalho executado em rede com a parceria de várias cidades, permite que ocorra uma troca de experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, tornando as ações mais efetivas sobre o tema.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância simbólica e programática sobre essa relevante oportunidade para implementação de soluções inovadoras, principalmente na questão da biodiversidade. “É uma parceria muito importante, que busca preparar a nossa cidade para as consequências das mudanças climáticas, que estão provocando muitos desastres naturais, como vimos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e temos visto no mundo inteiro. A cooperação com o ICLEI prevê uma série de iniciativas em conjunto, como avaliações de risco, planos de ação climática e todo um trabalho de educação, com foco em tornar os nossos jovens embaixadores da mudança climática. Canoas não pode ficar para trás. Temos o compromisso com a agenda ambiental global”, enfatizou o prefeito.
Para o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a assinatura da parceria com Canoas durante a reunião da Frente Nacional de Prefeitos, que contou com a presença de cerca de 100 representantes de governos locais, simboliza a parceria entre as instituições no âmbito do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. “Este momento também evidencia o compromisso de Canoas com o Pacto e incentiva outros municípios a acelerarem suas ambições climáticas.” As iniciativas que serão implementadas em Canoas vão ao encontro das diretrizes do Pacto e atingem três níveis: de organização de dados para a ação climática (ARCV e DSE), de estratégia para a descarbonização (PAC) e de fomento a lideranças do futuro por meio da educação, “um componente muito importante desta aliança”, afirma Perpétuo.
O termo de fomento para a elaboração de políticas públicas para a implementação de uma agenda de ações climáticas em Canoas foi assinado pelo Prefeito Jairo Jorge durante a 82ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que aconteceu em 24 de março em Curitiba. A partir desta data, os órgãos do município participarão de 18 meses de imersão de ações junto ao ICLEI.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ICLEI
O ICLEI é uma organização internacional que auxilia os governos locais na busca pela sustentabilidade, possuindo uma equipe técnica qualificada e com grande experiência em orientar e desenvolver projetos junto aos municípios. A Rede Global é composta por mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.