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Canoas caminha para a implementação de Ruas Completas

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Foto: Gustavo Garbino / PMC

Quem passar no trecho entre a Escola de Educação Infantil Cara Melada e o posto de saúde Guajuviras, pode conferir um novo traçado na sinalização viária. Quatro orelhas coloridas, extensão de passeios, no cruzamento da Avenida 17 de Abril com a Rua 6, e em frente à EMEI Cara Melada, no Bairro Guajuviras, foram feitas para criar uma área de proteção aos pedestres. Estas sinalizações consistem numa intervenção de urbanismo tático, que faz parte do conceito para uma Rua Completa. A ideia é garantir mais segurança no trânsito, com um olhar inclusivo. Ao longo deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade deve concluir o projeto de Ruas Completas e avançar com novos traçados para outras ruas da cidade.

O projeto piloto de urbanismo tático, realizado no Bairro Guajuviras, foi desenvolvido pela engenheira de tráfego da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, Tânia Batistela Torres. A servidora municipal explicou que a iniciativa deve ser expandida para outros pontos da cidade. “Uma Rua Completa é uma estratégia urbanística e de engenharia, que busca que a mobilidade seja segura para todos, não apenas para os veículos”, pontuou Tânia.

“A intervenção de urbanismo tático que fizemos em frente à Emei Cara Melada é um início para transformar a via em uma Rua completa”, destaca a secretária municipal Adjunta de Transportes e Mobilidade, Letícia Corrêa.

Canoas planeja aderir ao projeto Ruas Completas, que são vias desenhadas para dar segurança e conforto às pessoas e usuários de todos os modos de transporte. Para desenvolver essa ideia, no dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade recebeu a visita do secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Matheus Ayres, e da coordenadora do projeto executivo Ruas Completas, Ana Paula Hoppe Bonini.

O projeto busca a distribuição do espaço de forma democrática, contemplando carros, pedestres, ciclistas e transporte público. A ideia é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.

Saiba mais:
* A medição de impacto é uma etapa indispensável para que uma Rua Completa seja implementada com sucesso e de fato atenda às necessidades da população. Como não existe um modelo único de Rua Completa, o processo se torna ainda mais necessário: para garantir que as diferentes intervenções sejam eficazes e positivas, é fundamental conhecer os cenários de antes e depois das mudanças e avaliar os impactos do projeto na prática.
* As Ruas Completas variam conforme as necessidades locais e o tipo de uso de cada rua. Assim, podem apresentar diferentes elementos e características, dependendo do contexto em que estiverem inseridas, mas o objetivo é o mesmo: promover uma divisão equilibrada do espaço da via entre os diferentes meios de transporte e criar um ambiente em que todos, independentemente de suas condições de mobilidade, possam circular com conforto e segurança.
*As intervenções feitas em uma Rua Completa – ampliação das calçadas, criação de rotatórias ou ilhas de refúgio, extensões de meio fio, entre outras possibilidades – influenciam a maneira como as pessoas se deslocam e interagem com o ambiente ao seu redor. Por isso, medir os impactos dessas mudanças é tão importante.

Escritório de Comunicação - PMC