Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Reduzidas_05_08_CAD_UNICO_PAQUETA_Guilherme_Pereira-6.jpg

Mutirão do CadÚnico atendeu 40 pessoas na Praia do Paquetá nesta sexta-feira (5)

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

O Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) foi até a Praia do Paquetá, Bairro Mato Grande, nesta sexta-feira (05). Na ação, foram atendidos 40 canoenses, 22 que realizaram o recadastramento e 18 que fizeram novas inscrições. O Movimento Ação por Canoas (Maca) também participou da atividade, disponibilizando inscrições para a Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos (Qualilar).

O gestor do CadÚnico, Douglas Flesch Cygainski, comentou sobre a importância do programa e das edições mais descentralizadas. “O CadÚnico é utilizado para monitorar a situação da população de baixa renda, com objetivo de conhecê-las e selecioná-las para programas sociais. É muito importante fazermos algumas edições nestes locais mais afastados, onde, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em se deslocar até um CRAS”.

Moradora do Paquetá, Eronita Sampaio, 70 anos, aproveitou que o mutirão foi até a prainha para atualizar seu cadastro único. “Agora vou voltar a receber os benefícios de novo. É ótimo termos esses mutirões por aqui, para que possamos ter as informações. Também aproveitei para me inscrever no curso do Maca”, falou.

Mutirão do CadÚnico
A ação, realizada pela Secretaria de Cidadania, visa incentivar e facilitar o cadastramento ou a atualização dos dados de pessoas em vulnerabilidade, para terem acesso a diversos programas sociais.

Os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, um documento das demais pessoas que residem na mesma casa e comprovante de renda e carteira de trabalho, se tiver.

Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão:

– O Restaurante Popular;
– O Cesta Básica Canoense;
– Oportunidade Canoense;
– Auxílio Emergencial Canoense;
– Castração, consultas e cirurgias de animais na SEBEA;
– Passagem de ônibus para idosos (60-64 anos).

Os dados também são utilizados na concessão e manutenção de benefícios nas esferas estaduais e federais, como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

A próxima edição do Mutirão do CadÚnico será no CRAS Rio Branco, Rua Montenegro, 1057, na próxima quarta-feira (10), das 9h às 16h, com a distribuição de 200 fichas.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: