Gratuidade de passagens Canoas

Novas regras de gratuidade para usuários de Ônibus convencional em Canoas (Idosos, Portadores de HIV e PCDs)

Perguntas frequentes referentes a Lei nº 6.482 de 30 de setembro de 2021.

Tire suas Dúvidas

  • icone horário atendimento

    8h - 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Santa Maria, 582 - Questões de transporte | Rua Inconfidência, 205 - Questões de trânsito

  • icone e-mail

    gratuidadedepassagens@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3425-7637 (51) 99365-9452 ou 0800 510 1234

Quem terá direito a fazer o cartão ou renovar seu benefício?

• Pessoas entre 60 a 64 anos;
• Pessoas com deficiência especificadas no Decreto 516 de 19 de dezembro de 2015 e acompanhantes com comprovação através de laudo médico;
• Portadores de HIV positivo.

 

Quantas passagens vou ter direito?

Todos os beneficiários terão direito a 25 passagens por mês, podendo utilizar até 4 passagens por dia.

Idosos com 65 anos ou mais terão seu benefício alterado?

Não. O benefício é garantido pelo Artigo 39 da Lei Federal 10.741/2003 Estatuto do Idoso.

Porque da mudança na quantidade de passagens?

A partir de agora as passagens gratuitas serão pagas pela prefeitura, não onerando as tarifas, pois anteriormente o valor da tarifa das gratuidades era diluídos no cálculo tarifário, agora o custeio será feito exclusivamente pelo município.

O cartão que tenho hoje vai parar de funcionar?

Não, porém faça seu recadastramento clicando no botão abaixo, para acessar o sistema.

Até quando tenho que fazer meu recadastramento?

Estar com o CadÚnico atualizado.

Não tenho CadÚnico, e agora?

Dirija-se ao CRAS mais próximo de sua residência.

Não sabe onde ficam os CRAS municipais?
Clique no botão abaixo e confira.

Como poderei fazer meu recadastramento?

Clicando no botão abaixo, você terá acesso ao sistema. Vai ser bem simples, é só seguir o passo a passo.
Lembre-se, todos que possuem o cartão de passagens devem realizar esta renovação.

Não tenho acesso à internet, como faço?

Procure a Central de Atendimento ao Cidadão – CAC no endereço R. Ipiranga, 120 – Centro – Canoas ou ainda na subprefeitura mais próxima de sua casa levando os documentos abaixo relacionados de acordo com sua categoria:

Idosos de 60 a 64 anos: • Documento de Identificação com foto
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda
Portadores de HIV: • Documento de Identificação com foto
• Laudo médico comprovando o CID (caso necessário acompanhante, deve constar neste laudo) ou Exame de Carga Viral
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda
Pessoas com deficiência (conforme anexo ao final da página, para download): • Documento de Identificação com foto
• Laudo médico comprovando o CID
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda

Preciso de mais de 20 passagens, e agora?

Solicite à Comissão Gestora através do botão abaixo.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O RECADASTRAMENTO?

Ligue para o número: 0800 510 1234

Ou responda o formulário abaixo com seu questionamento:

Onde fica o atendimento da Sogal?

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC)
Endereço:
Rua Ipiranga, 120 – Centro, Canoas/RS
Horário: 8h às 18h

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