Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/WhatsApp-Image-2022-10-26-at-12.54.54.jpeg

Subprefeitura Noroeste alerta a população sobre os resíduos nas ruas

Download Imagem Original

Foto: Divulgação / Subprefeitura Noroeste

A subprefeitura Noroeste realizou, na última segunda-feira (24), a limpeza de uma calçada na rua Campinas, no bairro Mathias Velho, onde foram recolhidos dois caminhões de lixo. Dois dias depois, o local estava novamente coberto de entulhos.

Descartar lixo em local indevido como em calçadas públicas, não somente é crime como também traz diversos problemas para o meio ambiente, como o entupimento de bocas de lobo onde escoa a água da chuva, proliferação de mosquitos, mau cheiro e a estética da cidade fica extremamente comprometida.

Menos de 48h, o lixo voltou a se formar

Na imagem acima, é possível ver o antes e o depois da Rua Campinas esquina com a Gramado, no bairro Mathias Velho, onde a Subprefeitura Noroeste limpou a calçada na última segunda-feira (24/10).

 

Hoje (26/10), quase dois dias depois, o mesmo trecho já conta com um início de acúmulo de lixo.

Ajuda da população é fundamental
O trabalho de deixar a cidade o mais limpa possível e tentar alertar os canoenses sobre a importância de ajudar na preservação segue sendo executado. A subprefeita Maria Aparecida Rodrigues pede que a população seja mais ativa no cuidado. “Nessa última limpeza, havia muito lixo na calçada, isso acaba trazendo a proliferação de ratos, insetos e doenças derivadas desses animais. Pedimos que a comunidade nos auxilie em relação a denúncias.” disse. “Somente dessa forma iremos avançar na redução dos focos de lixo em nosso quadrante”, conclui.

Descartar lixo de forma irregular é crime

Além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.