//
Em um mês, Mutirão de Limpeza retirou mais de 9 mil toneladas de entulhos de Canoas
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino
Após quatro semanas de trabalho, o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas retirou 9.455 toneladas das ruas da cidade. Deste total, 2.433 toneladas foram recolhidas apenas na semana passada, sendo 1.427 dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças e 1.005 dos bairros Guajuviras, Igara, São José e Olaria.
O serviço foi concluído nos bairros Fátima, Rio Branco, Mato Grande, Niterói e Central Park e continuam nos bairros Guajuviras, Olaria, Parque Universitário, Igara, São José e Nossa Senhora das Graças. A previsão de conclusão de todo o serviço é até o dia 10 de dezembro.
Para o secretário de Obras, Marco Antônio Oliveira, responsável pela organização do Mutirão de Limpeza, o trabalho segue e está apresentando seus resultados. “Atingimos quase 50% da nossa missão de limpar toda a cidade. Muitos bairros receberam o serviço e as pessoas estão vendo a diferença. Queremos que todos nos ajudem a manter a limpeza dos locais e denunciem aqueles que descartarem lixo de forma irregular”.
O canoense Florestali Barbosa, morador do bairro Niterói, ficou contente com a conclusão do serviço em seu bairro. “Antes não dava nem pra andar direito nas calçadas de tanto lixo que tinha. Muitos se aproveitaram do temporal pra descartar aquilo que há muito tempo tinham nos pátios. Espero que agora mantenham a limpeza que a Prefeitura fez aqui”, comemora.
Descartar lixo de forma irregular é crime
A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.
Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.
Escritório de Comunicação PMC