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Telemedicina realizou 5.707 consultas em oito meses

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Foto: Alisson Moura

Em funcionamento desde fevereiro de 2022, o serviço Médico Online, que oferece consultas à distância na rede de saúde de Canoas, realizou 5.707 consultas em oito meses. São atendimentos nas especialidades de cardiologia, dermatologia e neurologia adulto. Neste período foram feitos, ainda, 4.070 exames de eletrocardiograma. 

O serviço está disponível nas unidades de saúde Santa Isabel, Cerne, Nova Niterói, Fátima e Caic e tem como objetivo, diminuir o tempo de espera para consultas com especialistas e otimizar o tratamento dos pacientes. O custo mensal da operacionalização é de aproximadamente R$350 mil.

O secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, explica que o serviço diminuiu uma fila de espera por consultas com especialistas que estava reprimida desde antes da pandemia. Além disso, destaca que a teleconsulta é segura, dando plenas condições ao médico para diagnosticar o paciente, solicitar exames e receitar medicamentos.

 

COMO FUNCIONA O SERVIÇO:
Ao chegar em uma das unidades de saúde com telemedicina, uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em consultório exclusivo. A profissional será responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma, que será laudado em minutos e entregue ao paciente. Também fica à disposição para auxiliar e realizar a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.

Escritório de Comunicação