Canoas possui umas das redes de atendimento às mulheres em situações de violência mais completas do estado do Rio Grande do Sul, sendo referência em nível estadual e nacional. O Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber realiza cerca de 100 a 120 novos atendimentos mensais, oferecendo suporte especializado de orientação, informação e prestação de atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência. O objetivo do Centro é auxiliar as mulheres a romperem com a situação de violência através de atendimento multiprofissional, recorrendo ao sistema de proteção legal e social, sistema judicial, segurança pública, saúde, assistência social e o fortalecimento das mulheres através da promoção de sua autonomia. Após a primeira acolhida, as mulheres passam a ter acompanhamento semanal ou quinzenal, conforme necessidade.
Com foco na ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar, a Prefeitura de Canoas lançou edital para a contratação de serviços continuados no CRM. Os serviços a serem prestados pela entidade devem incluir campanhas preventivas, acolhida das mulheres em situação de violência com atendimento e acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica.
Segundo a vice-prefeita, Gisele Uequed, o diferencial deste edital é a ampliação do atendimento a adolescentes a partir de 14 anos. “As mulheres adolescentes são igualmente ou mais expostas às violências de gênero do que as mulheres mais adultas, porque estão num contexto de maior vulnerabilidade, considerando a baixa idade, a dependência econômica, a restrição dos mecanismos de proteção. Por isso, tivemos a preocupação de ampliar o atendimento do CRM também para adolescentes a partir dos 14 anos”, explica.
A vice-prefeita ainda esclarece que o objetivo da administração é dar continuidade à política de enfrentamento à violência contra as mulheres, proporcionando às vítimas uma acolhida com excelência em padrões de atendimento, além de um incentivo permanente à rede já existente, buscando garantir e ampliar o acesso à justiça e aos órgãos de proteção. “Através do CRM, a política pública de combate à violência contra a mulher seguirá avançando em Canoas, com projetos, diretrizes e ações de acolhimento, assistência, garantia de direitos, prevenção e combate a violência e desigualdade de gênero, conforme normas técnicas, direitos humanos internacionais e legislação vigente”, completa Gisele.
CRM Patrícia Esber de Canoas
A equipe do CRM realiza atendimentos presenciais, acompanhamento dos casos através de visitas domiciliares, acompanhamento de informações processuais e de procedimentos policiais, além do contato telefônico. Os atendimentos acontecem na Rua Siqueira Campos, número 321, de segunda à sexta das 8h às 17h. Em caso de emergência, o horário do expediente é estendido a fim de finalizar o atendimento e encaminhar as usuárias, quando necessário, para casas de abrigo para manter a proteção da vítima.
O nome do CRM de Canoas é uma homenagem à Patrícia Esber, moradora de Canoas, e uma liderança do movimento da economia solidária, que em maio de 2009 foi morta brutalmente por seu companheiro.
As entidades interessadas em participar da licitação, podem acessar o link do edital.