Os canoenses aproveitaram a trégua do frio e da chuva para aproveitar os parques da cidade nesse último final de semana. Segundo estimativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), aproximadamente 3 mil pessoas visitaram os parques Getúlio Vargas (Capão do Corvo) e Eduardo Gomes (Parcão), no sábado (14) e no domingo (15).
As amigas Alexandra Viana, Raissa Costa e Luana Vargas estiveram no Capão do Corvo para ensaiar uma coreografia para a gincana da Escola Profª Margot Giacomazzi. “Aqui temos bastante espaço para dançar e ainda aproveitamos para pegar um sol depois de tantos dias de chuva”, afirma Alexandra.
Além de canoenses, os parques ainda atraem muitas pessoas das cidades vizinhas. É o caso da funcionária pública Patrícia Rocha e do marido Daniel Nunes, que são de Sapucaia do Sul e levaram a filha de 3 meses, Laura, pela primeira vez ao parque: “depois desses dias úmidos e frios, resolvemos aproveitar o calor. Sempre viemos para Canoas porque é perto, o ambiente é muito agradável, bem cuidado e muito bonito, o que sempre nos proporciona bons momentos”.
Para que os parques continuem recebendo os visitantes com conforto, a preocupação da SMMA é com o constante vandalismo em ambos os parques. Segundo o diretor do Departamento de Parques e Praças, Érico Inda, a secretaria contabiliza, em média, seis furtos ou depredações nos parques por final de semana. “Há muito furto de torneiras e lâmpadas. Também há vandalismo nos banheiros e bebedouros dos locais, o que gera um alto gasto mensal. As pessoas precisam compreender que os locais são públicos e que precisam ser preservados. Pedimos, inclusive, para quem presenciar algum ato de vandalismo que faça a denúncia imediatamente junto à segurança dos parques”, destaca.