Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/divulgac?a?o.jpeg

Desenvolvimento Social promove capacitação para mulheres quilombolas

Formação foi realizada em parceria com a Emater.
Download Imagem Original

Foto: Divulgac?a?o

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS) de Canoas, em parceria com a Emater/RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul), realizou nesta semana uma capacitação para mulheres que vivem no Quilombo Chácara dos Rosas, no bairro Marechal Rondon. No total, dez mulheres participaram da ação que teve como objetivo proporcionar as participantes novas fontes de renda através da produção de salgados, doces e pães. A SMDS forneceu os ingredientes e a Emater os professores.

Neste ano, o Quilombo Chácara dos Rosas foi contemplado com a construção de uma padaria com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da sua conveniada, Emater/RS. 

Após fase de capacitação, iniciará a implantação da padaria. No total, o equipamento beneficiará 32 famílias, que poderão utilizar o espaço que servia de salão comunitário para produzir pães e derivados para abastecer a comunidade, além de comercializar o excedente. No ano passado, a comunidade quilombola também foi capacitada com um curso de aproveitamento integral de alimentos.

A líder comunitária no Quilombo, Giane dos Santos, de 30 anos, destaca que todas as atividades proporcionaram novas informações às mulheres para a busca de fontes alternativas de renda. “A capacitação sobre o reaproveitamento dos alimentos foi muito interessante, pois trouxe possibilidades que muitas jamais imaginavam, como maionese de banana, negrinho de feijão e pão de feijão”, conta ela. 

Giane também demonstra otimismo com a criação da cooperativa que vai gerenciar a produção da padaria. “Estamos na fase final da parte burocrática para logo começar a produção. Será uma renda extra muito importante para as famílias do Quilombo”, acrescenta a líder comunitária. O Quilombo Chácara dos Rosas também é apoiado pela Prefeitura de Canoas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Assessoria de Comunicação